INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS

Autores

  • Laêda Bezerra Machado Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora adjunta do Departamento de Administração e Planejamento Escolar do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisadora do Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE - Brasil
  • Ednea Rodrigues de Albuquerque Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), técnica em Educação da Secretaria de Jaboatão dos Guararapes, PE

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7431

Resumo

Este artigo analisa uma das dimensões do conteúdo das representações sociais de inclusão escolar de professoras da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes (PE). A pesquisa foi desenvolvida com 43 docentes de turmas regulares que recebem alunos com deficiência.O suporte teórico do estudo é a teoria das representações sociais e o procedimento de coleta foi a entrevista semiestruturada. As informações foram interpretadas à luz da análise de conteúdo. Dos resultados, focalizamos a categoria resistências e impossibilidades para realizar inclusão como forte conteúdo representacional. As análises nos levam a admitir que não se faz inclusão apenas com boa vontade e legislação avançada. Promovê-la implica garantir aos alunos reais condições de aprendizagem e desenvolvimento social. Para isso, é preciso que a agenda das políticas públicas de educação esteja atenta às representações sociais dos responsáveis diretos pela efetivação da inclusão escolar: os professores.

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Publicado

2012-07-11

Como Citar

Bezerra Machado, L., & Rodrigues de Albuquerque, E. (2012). INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 1085–1104. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7431