INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7431Resumen
Este artigo analisa uma das dimensões do conteúdo das representações sociais de inclusão escolar de professoras da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes (PE). A pesquisa foi desenvolvida com 43 docentes de turmas regulares que recebem alunos com deficiência.O suporte teórico do estudo é a teoria das representações sociais e o procedimento de coleta foi a entrevista semiestruturada. As informações foram interpretadas à luz da análise de conteúdo. Dos resultados, focalizamos a categoria resistências e impossibilidades para realizar inclusão como forte conteúdo representacional. As análises nos levam a admitir que não se faz inclusão apenas com boa vontade e legislação avançada. Promovê-la implica garantir aos alunos reais condições de aprendizagem e desenvolvimento social. Para isso, é preciso que a agenda das políticas públicas de educação esteja atenta às representações sociais dos responsáveis diretos pela efetivação da inclusão escolar: os professores.Descargas
Citas
ALVES, M. D.; NAUJORKS, M. I. As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento. In: 28ª REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO, out. 2005, Caxambu-MG. Trabalho apresentado... Caxambu-MG, 2005. Disponível em <http://www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt15/gt15778int.rtf>. Acesso em: 22 maio 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BAZANTE, T. M. G. D. Quando as (in)certezas e as esperanças se (des) encontram: um estudo das representações sociais dos professores sobre educação especial na rede estadual de ensino. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
BONFIM, Z. A. C.; ALMEIDA, S. F. C. Representação social: conceituação, dimensões e funções. Revista de Psicologia, v. 9-10, p. 75-89, 1993. BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei 9.394/96, de 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, Seção 1, ano 134, n. 248, p. 27833- 2784120, dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC;SEESP, 2001. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2012.
FIGUEIREDO, R. V. Políticas de inclusão: escola-gestão da aprendizagem na diversidade. In: ROSA, D. E. G. (Org.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
GILLY, M. As representações sociais no campo da educação. In:
JODELET, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.
GOFFREDO, V. Integração ou segregação? O discurso e a prática das escolas públicas da Rede Oficial do Município do Rio de Janeiro. Integração, v. 4, n. 10, p. 118-127, 1992.
JODELET, D. Representações sociais um domínio em expansão. In:
JODELET, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.
LIMA, F. J. Mitos e pré-conceitos em torno do aluno com deficiência na escola regular e na escola especial. Texto apresentado em sala de aula, disciplina Individualidade e Formação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
MANZINI, E. F. Quais as expectativas com relação à inclusão escolar do ponto de vista do educador? Temas sobre Desenvolvimento, v. 7, n. 42, p. 52-54, 1999.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, prática e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
NOVAES, M. E. Professora primária: mestra ou tia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1987.
PIRES, J.; PIRES, G. N. A integração escolar de crianças portadoras de necessidades especiais na classe regular: implicações legais e compromisso social. Integração, v. 10, n. 20, p. 23-26, 1998.
SANT’ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005.
SCHAFFNER, C. B.; BUSWELL, B. Dez elementos críticos para a criação de comunidades de ensino inclusivo e eficaz. In:
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. (Org.). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 69-85.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Líber Livro, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.