Vol. 23 Núm. 76 (2023): Pesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas

O dossiê temático pretende compartilhar discussões conceituais, éticas e metodológicas emergentes de pesquisas contemporâneas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil.

Publicado: 2023-03-21

Apresentação

Dossiê

  • Ética na pesquisa com crianças investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na Educação Infantil

    Rodrigo Saballa de Carvalho, Nathalia Scheuermann dos Santos, Lisiane Rossatto Tebaldi
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS01
  • Investigación con niños en Educación Infantil: discusiones conceptuales, éticas y metodológicas

    Luciana Aparecida de Araujo, Cleriston Izidro dos Anjos
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS02
  • Transcriançar la escritura en la pesquisa con niños

    Gisele Rodrigues Soares, Fabiana De Amorim Marcello
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS03
  • A construção de uma lógica na pesquisa com bebês

    Elenice de Brito Teixeira Silva, Vanessa Ferraz Almeida Neves
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS04
  • As singularidades da pesquisa com criança no espaço de vida privada/familiar

    Joseilda Sampaio de Souza, Maria Helena Silveira Bonilla
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS05
  • “Por que o seu ‘caderninho’ está cheio de escritas?” pesquisas com crianças, metodologias e participação infantil

    Anna Líssia da Silva, Lenira Haddad
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS06
  • Infância, natureza e animais não humanos uma aposta na filosofia com crianças na escola

    Paola Silveira de Oliveira, Paula Corrêa Henning
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS07
  • Triangulación metodológica en la investigación etnográfica con y sobre niños y niñas

    Sandro Vinicius Sales dos Santos, Mônica Correia Baptista
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS08
  • Por uma participação de corpo inteiro refletindo sobre a dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da Educação Infantil

    Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Tacyana Karla Gomes Ramos
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS09
  • Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças sob a perspectiva de quem investiga

    Gabriela Medeiros Nogueira, Eneusa Mariza Pinto Xavier, Eduardo Arriada
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS10
  • Prácticas lectoras en la infancia: ¿Qué piensan los niños?

    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Katya Luciane de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS11
  • Avaliação da qualidade na educação infantil a escuta de enunciados dos bebês e das crianças

    Maria Nilceia de Andrade Vieira, Valdete Côco
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS12
  • A escuta na pesquisa-ação: entrelaçando brincar e educação para as relações étnico-raciais

    Luciana Pires Alves, Renato Noguera
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS13
  • Investigación con niños y adultos en educación infantil: desafíos éticos, conceptuales y metodológicos desafios éticos, conceituais e metodológicos

    Márcia Buss-Simão, Juliana Schumacker Lessa
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS14
  • Escuchando a los docentes en la investigación en Educación Infantil

    Marlene Oliveira dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS15
  • Reflexiones sobre la entrevista desde la perspectiva de la artesanía diálogos con profesores/investigadores de Educación Infantil y Didáctica

    Carolina Gobbato, Claines Kremer, Maria Carmen Silveira Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS16
  • Caminos formativos en la educación infantil: ¿que nos dicen los profesores?

    Julianna Britto Santos, Luiz Anselmo Menezes Santos, Priscila Soares Silva
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS17
  • Técnicas Freinet e trabalho pedagógico na Educação Infantil Reflexões sobre os Cantos de Trabalho

    Karolyne Aparecida Ribeiro Kusunoki, Elieuza Aparecida de Lima, Tatiana Schneider Vieira de Moraes
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS18
  • Evaluación en Educación Infantil ¿qué conocimientos movilizar?

    Erone Lanes, Jordana Wruck Timm
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS19

Artigos