A construção de uma lógica na pesquisa com bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS04

Resumo

Como a ontologia dos bebês como seres sociais potentes e vulneráveis impacta as decisões teórico-metodológicas na pesquisa? Como as questões epistemológicas circunscrevem a produção de uma lógica que apreenda as relações entre bebês e outras pessoas, as materialidades e contextos histórico-culturais? Estas questões são objetos de reflexão neste artigo, construído a partir da pesquisa sobre os processos de constituição da brincadeira em um grupo de bebês na Educação Infantil entre os anos de 2017 e 2018. A pesquisa buscou evidenciar a gênese cultural desta atividade no grupo, sua concretude nas práticas sociais coletivas e nas relações de alteridade construídas por meio do compartilhamento das fontes narrativas e simbólicas, das rotinas culturais e de cuidado na EMEI Tupi em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com base nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação, assim como nos diálogos com os Estudos da Infância e dos Bebês, buscamos conferir centralidade às ações e linguagens dos bebês dialeticamente situadas em relação aos acontecimentos sociais que possuem historicidade no grupo e na cultura mais ampla. Portanto, a natureza contextualizada da pesquisa e o cuidado ético de situar e considerar sempre as pessoas, materialidades, discursos, estruturas, métodos, como contextos para o que acontece, são duas premissas anunciadas entre os princípios orientadores da pesquisa com bebês que se desdobraram em implicações metodológicas.

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Biografia do Autor

Elenice de Brito Teixeira Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação.

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e-mail: [email protected]

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Silva, E. de B. T., & Neves, V. F. A. (2023). A construção de uma lógica na pesquisa com bebês. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS04