Profissionalidade docente nas políticas curriculares para a Educação Infantil no Brasil:

Cuidadora? Professora? Professora-cuidadora?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO06

Resumo

O artigo investiga, do ponto vista da Teoria Política do Discurso, de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, as articulações discursivas de diferentes agentes e organizações que, no Brasil, disputaram hegemonia em torno da profissionalidade docente para a Educação Infantil no contexto de produção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil – BNCC/EI (BRASIL, 2018). Como estratégia de pesquisa, manejou-se com formações discursivas, fazendo emergir as contingencialidades que possibilitaram a constituição de certos discursos frente a um exterior antagônico. Argumenta-se que múltiplas formações discursivas acerca da infância, do ser e do agir docentes, deixaram rastros nesses documentos, ressaltando-se a precariedade dos sentidos que se estabilizaram, sendo, portanto, impossível a fixação de um sentido específico e último dessa docência e sua formação profissional, pela existência de outros enunciados que disputam a hegemonia, ameaçam e se antagonizam nos processos políticos.  Aposta-se na descentralização dos sujeitos. Crianças e professoras de Educação Infantil existem através das relações que estabelecem entre si, sempre em contextos particulares. As identificações são construídas e reconstruídas em contextos específicos, mutáveis. Constituem-se em processos híbridos e justapostos, construídos de maneira dinâmica e fluida. Estudar as políticas curriculares a partir desse enfoque discursivo possibilitou deslocamentos de articulações de sentidos e a reconfiguração de modos instituídos de docência, desestabilizando estruturas tidas como estáveis.

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Biografia do Autor

Juliana Diniz Gutierres Borges, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (Bolsista Capes), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (Bolsista Capes) e Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Atua como professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no campus Bento Gonçalves, em componentes curriculares da área de Pedagogia. Tem experiência na Educação Básica, atuando como professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Rio Grande/RS (2014-2019), e no Ensino Superior, como professora auxiliar do Instituto de Educação/FURG (2016-2018), professora e tutora nos cursos de Pedagogia e História-Licenciatura EaD/FURG (2014-2017). É integrante do Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica: Currículo, Políticas e Profissionalização Docente - GEDB, da UFPel. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: história da Educação, educação pré-escolar, atendimento aos bebês e crianças bem pequenas, currículo e formação docente.

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Maria Manuela Alves Garcia é Professora Titular, aposentada, da Universidade Federal de Pelotas, atuando como professora colaboradora nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma Universidade. Com Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutorado na Universidade de Wisconsin, Madison, E.U.A., sob a supervisão de Thomas Popkewitz, entre 2006-2007. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão no campo da formação de professores, tendo larga experiência na pós-graduação e como orientadora de mestrado e doutorado na área de educação. Possui várias publicações na forma de livros, capítulos de livros e artigos especializados em periódicos científicos e realiza trabalhos como consultora para periódicos e eventos do campo educacional. É pesquisadora do CNPQ, com bolsa de Produtividade em Pesquisa desde 2015. Realiza investigações no campo da pedagogia, do currículo e da formação de professores, interessando-se sobretudo pelos discursos pedagógicos e curriculares e suas transformações no tempo e na relação com a docência.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Diniz Gutierres Borges, J., & Alves Garcia, M. M. (2023). Profissionalidade docente nas políticas curriculares para a Educação Infantil no Brasil: : Cuidadora? Professora? Professora-cuidadora?. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO06