Reflexões sobre entrevistar na perspectiva da artesania

diálogos com docentes/pesquisadores sobre Educação Infantil e Didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS16

Resumo

Este artigo apresenta reflexões metodológicas com foco em entrevistas, procedimento recorrente em pesquisas com abordagem qualitativa. A partir da experiência de uma pesquisa de doutorado sobre as relações entre Educação Infantil e Didática, discutem-se processos vivenciados nas entrevistas com quatro professores/pesquisadores brasileiros e dez italianos que participaram do estudo. O trabalho fundamenta-se na perspectiva de Sennett (2015a) sobre artesania, dialogando com compreensões teórico-metodológicas sobre o entrevistar como um movimento dialógico de abertura em um fazer artesanal, conforme propõem Mills (2009), Caramés Boada (2010) e Contreras Domingo e Lara Ferré (2010). As reflexões metodológicas organizam-se em dois eixos: o primeiro versa sobre a potência do encontro, do diálogo e do compartilhamento de ideias e saberes que pode acontecer na entrevista, destacando a importância da escuta de modo ético e respeitoso; o segundo discorre acerca da flexibilidade no processo de entrevistar e do quanto as entrevistas realizadas retroalimentam as próximas e, por consequência, redimensionam os rumos da investigação. Considera-se que o ato de entrevistar, tecido em um fazer artesanal, é uma experiência que pode ser formativa para o entrevistador e significativa para o entrevistado, pois no exercício dialógico de pesquisa há intercâmbio de ideias e saberes que promovem ressignificações. Ao entrevistar docentes/pesquisadores da Educação Infantil e da Didática, evidenciam-se as posições ocupadas pelos participantes da pesquisa e seus diferentes pontos de vista, colocando em pauta um tema que tem sido invisibilizado, movimentando pensamentos e fomentando o diálogo.

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Biografia do Autor

Carolina Gobbato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

É Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Possui Doutorado e Mestrado em Educação (2011), Especialização em Educação Infantil articulações com o Ensino Fundamental (2008) e Graduação em Pedagogia/Licenciatura Plena (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Claines Kremer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa de Estudos sobre Infâncias e Mestra em Educação (2019) pela mesma universidade. Possui Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2020) pelo Instituto Maris. É graduada em Pedagogia (2016) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência como professora e coordenadora pedagógica em escolas de Educação Infantil.

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universidade de VIC Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Gobbato, C., Kremer, C., & Silveira Barbosa, M. C. (2023). Reflexões sobre entrevistar na perspectiva da artesania: diálogos com docentes/pesquisadores sobre Educação Infantil e Didática. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS16