Técnicas Freinet e trabalho pedagógico na Educação Infantil

Reflexões sobre os Cantos de Trabalho

Autores

  • Karolyne Aparecida Ribeiro Kusunoki Unesp- Faculdade Filosofia e Ciências - Campus Marília
  • Elieuza Aparecida de Lima Universidade Estadual Paulista - Unesp- Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus Marília https://orcid.org/0000-0002-4957-6356
  • Tatiana Schneider Vieira de Moraes Universidade Estadual Paulista - Unesp- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Campus Rio Claro https://orcid.org/0000-0001-6255-5843

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS18

Resumo

Este texto sintetiza elementos discutidos em pesquisa de mestrado finalizada em 2018 e dedicada a compreender os Cantos de Trabalho – técnica criada e desenvolvida por Célestin Freinet (1896- 1966) – como uma forma de encaminhar o trabalho pedagógico capaz de fomentar condições favoráveis ao desenvolvimento das qualidades humanas. O objetivo da pesquisa foi explicitar como esse modo de conduzir o trabalho na Educação Infantil pode possibilitar a atividade de professores e crianças, com vistas a mobilizar e desenvolver funções psíquicas em níveis superiores, em especial o autocontrole da conduta. Por meio de revisão e discussão da literatura, foi efetivada investigação qualificada como pesquisa teórica. Nesta exposição explicita-se especificidades dessa forma de orientar as relações na escola e suas contribuições para o desenvolvimento dessa função psíquica superior na infância. Na tessitura das discussões, aborda-se as regularidades do desenvolvimento humano sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural, explicitando o conceito de atividade principal como orientadora de aprendizagens que incidem afirmativamente no desenvolvimento do sujeito em momentos específicos da vida. Somam-se a esse argumento, reflexões sobre o papel docente como interventor na propositura dos Cantos de Trabalho na Educação Infantil. Ao longo do artigo, argumenta-se que essa técnica de trabalho possibilita à criança de sujeito em seu processo de constituição humana. A partir dos dados obtidos com a pesquisa, depreende-se que a atividade docente respaldada nos pressupostos dos Cantos de Trabalho promove situações educativas dirigidas ao desenvolvimento de qualidades especificamente humanas desde a infância, tal como os modos sofisticados de pensar, ser, sentir e agir.

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Biografia do Autor

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista - Unesp- Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus Marília

Livre-docente em Docência na Educação Infantil; Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília, SP.
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Infantil - Gepedei; membro do Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural".

Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Universidade Estadual Paulista - Unesp- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Campus Rio Claro

Docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Unesp, Rio Claro, SP.
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização Científica - Gepac e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Infantil – Gepedei.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Ribeiro Kusunoki, K. A., de Lima, E. A., & Schneider Vieira de Moraes, T. . (2023). Técnicas Freinet e trabalho pedagógico na Educação Infantil: Reflexões sobre os Cantos de Trabalho . Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS18