Pesquisas etnográficas com crianças e adultas/os na educação infantil

desafios éticos, conceituais e metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS14

Resumo

Este artigo problematiza desafios decorrentes de percursos investigativos em pesquisas etnográficas realizadas com crianças no contexto coletivo da educação infantil. A problematização se dá c;olocando em diálogo caminhos metodológicos trilhados em duas pesquisas com crianças e três categorias temáticas que compõem as pesquisas etnográficas com crianças apontadas por Christensen (2004): a) os processos dialógicos de acesso às “culturas de comunicação das crianças”; b) as relações de reconhecimento e estatutárias inerentes ao/à adulto/a pesquisador/a, e; c) as relações de poder. O artigo, em um primeiro momento, discute a categoria temática que envolve as relações com as crianças e o acesso aos seus contextos e culturas de comunicação. Em um segundo momento, trata das relações de reconhecimento e estatutárias inerentes à/ao adulta/o pesquisador/a e os desafios dessas relações. Por fim, traz reflexões quanto às relações de poder, tendo como principal ponto de partida projetar uma relação mais simétrica possível, com base na definição de simetria ética, seja nas relações com as crianças como também com as/os adultas/os.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Estudos Especializados em Educação - UFSC/EED. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993).

Juliana Schumacker Lessa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação (2015-2019), na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), com período sanduíche no Programa Doutoral da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal (FPCEUP). Mestre em Educação (2011) na linha de pesquisa Educação e Infância e graduada em Pedagogia (2008) pela UFSC. Atua na formação inicial e continuada de professores de educação infantil. Atualmente, é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa catarina (FAED/UDESC), ministrando disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, e de Educação e Infância. 

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Buss-Simão, M., & Lessa, J. S. (2023). Pesquisas etnográficas com crianças e adultas/os na educação infantil: desafios éticos, conceituais e metodológicos. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS14