Por uma participação de corpo inteiro

refletindo sobre a dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS09

Resumo

Este estudo traz contribuições de uma pesquisa de doutorado que assumiu como problemática investigativa compreender as formas de participação de crianças na Educação Infantil e suas influências na prática pedagógica, utilizando procedimentos metodológicos inspirados na Etnografia. Os participantes do estudo são dezessete crianças, de ambos os sexos, com idades de três e quatro anos e uma professora, integrantes de uma instituição pública de Educação Infantil. Deste modo, a pesquisa que deu origem ao presente texto evidenciou o corpo como parte das formas de participação das crianças na Educação Infantil e, ao trazê-lo, tenciona os modos desta participação frente às formas de controle regulatório instituídas no contexto da instituição educativa. Nesta discussão, pretendemos evidenciar o direito à participação das crianças no contexto educativo e suas relações com a dimensão corporal, buscando problematizar sobre as práticas de disciplinamento e controle das ações sociais das crianças por meio do silenciamento das experiências de seus corpos instituídas pela professora. Lançamos mão dos estudos da Sociologia da Infância para constituir as análises, as quais sinalizam que as diferentes formas de participação das crianças indicam a necessidade que elas têm de expressar-se, principalmente, com seu corpo. Os dados alçados consideraram um descompasso entre o direito das crianças à participação, sobretudo nas práticas propostas pela professora, sendo necessário refletir os modos controladores e limitantes que se impõem nos contextos educativos sobre a dimensão corporal das crianças.

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Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Doutora em Educação.

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora Associada da área de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Educação (DED). Licenciada em Pedagogia e Fonoaudiologia, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CE), com estudos vinculados à Linha de Pesquisa Linguagem e Educação.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

do Nascimento Campos, R. K., & Karla Gomes Ramos, T. (2023). Por uma participação de corpo inteiro: refletindo sobre a dimensão corporal e participação de crianças nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS09