Ética na pesquisa com crianças

investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS01

Resumo

A partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o artigo é decorrente de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é analisar as discussões éticas presentes em pesquisas com crianças na Educação Infantil. Para tanto, o artigo apresenta uma análise das investigações realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), no período de 2006 a 2021. A materialidade investigativa é constituída de 32 investigações, sendo 6 teses e 26 dissertações. Para análise do material, foram utilizados procedimentos de análise do conteúdo, os quais possibilitaram definir as seguintes unidades analíticas: contextualização das pesquisas (apresentação do campo de pesquisa e participantes); concepções éticas (discussões sobre concordância das instituições, consentimento livre e esclarecido, assentimento livre e esclarecido das crianças e modos de participação das crianças); reflexividade do pesquisador (informações sobre a entrada em campo, desenvolvimento da investigação, saída do campo e devolutiva da pesquisa). Com as análises, foi possível depreender a imprescindibilidade da discussão detalhada da pauta ética na pesquisa com crianças; a relevância das discussões metodológicas das pesquisas enquanto escolhas éticas; a importância da afirmação das crianças como atores sociais de pleno direito nas pesquisas, assim como da reflexividade do pesquisador em todo o processo investigativo.

Downloads

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor da área de Educação Infantil na Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias. Líder do CLIQUE/CNPQ/UFRGS - Grupo de Pesquisas em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas.

Nathalia Scheuermann dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Estudos Sobre Infâncias no PPGEDU/UFRGS. Membro do CLIQUE/CNPQ/UFRGS - Grupo de Pesquisas em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas.

Lisiane Rossatto Tebaldi , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Estudos Sobre Infâncias no PPGEDU/UFRGS. Membro do CLIQUE/CNPQ/UFRGS - Grupo de Pesquisas em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Carvalho, R. S. de, Santos, N. S. dos, & Tebaldi , . L. R. (2023). Ética na pesquisa com crianças: investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS01