Ética na pesquisa com crianças

investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS01

Resumo

A partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o artigo é decorrente de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é analisar as discussões éticas presentes em pesquisas com crianças na Educação Infantil. Para tanto, o artigo apresenta uma análise das investigações realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), no período de 2006 a 2021. A materialidade investigativa é constituída de 32 investigações, sendo 6 teses e 26 dissertações. Para análise do material, foram utilizados procedimentos de análise do conteúdo, os quais possibilitaram definir as seguintes unidades analíticas: contextualização das pesquisas (apresentação do campo de pesquisa e participantes); concepções éticas (discussões sobre concordância das instituições, consentimento livre e esclarecido, assentimento livre e esclarecido das crianças e modos de participação das crianças); reflexividade do pesquisador (informações sobre a entrada em campo, desenvolvimento da investigação, saída do campo e devolutiva da pesquisa). Com as análises, foi possível depreender a imprescindibilidade da discussão detalhada da pauta ética na pesquisa com crianças; a relevância das discussões metodológicas das pesquisas enquanto escolhas éticas; a importância da afirmação das crianças como atores sociais de pleno direito nas pesquisas, assim como da reflexividade do pesquisador em todo o processo investigativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor da área de Educação Infantil na Faculdade de Educação da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias. Líder do CLIQUE/CNPQ/UFRGS - Grupo de Pesquisas em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas.

Nathalia Scheuermann dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Estudos Sobre Infâncias no PPGEDU/UFRGS. Membro do CLIQUE/CNPQ/UFRGS - Grupo de Pesquisas em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas.

Lisiane Rossatto Tebaldi , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Estudos Sobre Infâncias no PPGEDU/UFRGS. Membro do CLIQUE/CNPQ/UFRGS - Grupo de Pesquisas em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Carvalho, R. S. de, Santos, N. S. dos, & Tebaldi , . L. R. (2023). Ética na pesquisa com crianças: investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na Educação Infantil. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS01