Construção de uma falsa consciência da realidade

as Fake News à luz de Antonio Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO02

Resumo

Este artigo tem como referência parte de um capítulo da dissertação de mestrado em Educação. O objetivo é demonstrar como o pensamento gramsciano pode auxiliar na compreensão dos processos e consequências da produção de Fake News no mundo contemporâneo, e compreender à seguinte exigência de Gramsci: necessitamos de uma escola ligada à vida (GRAMSCI, 1991). Para então, analisar um possível caminho para a educação do século XXI, no sentido da formação dos sujeitos para uma realidade permeada de falsos discursos, os quais buscam criar uma falsa consciência da realidade. O percurso metodológico da pesquisa é guiado pela Hermenêutica que nos ajuda a compreender as narrativas em seus dizeres e silêncios que produzem uma concepção de mundo, a partir de uma relação que ultrapassa o tempo aproximando uma discussão da atualidade com o pensamento de Antonio Gramsci. Assim, o aporte teórico se concentra em três grandes intelectuais que dialogam: Gramsci (1991 e 2000), Freire (1979; 1986 e 2019) e Martín-Barbero (2014).  Ao concluir o artigo, acreditamos ter compreendido a urgência de refletir e discutir em profundidade o que permeia a produção de Fake News e os impactos diretos na formação dos sujeitos, o qual se depara constantemente com falsos discursos da realidade. Além da necessidade de introduzirmos práticas educomunicativas, tanto na educação formal quanto informal.

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Biografia do Autor

Patricia Munhoz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação. 

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

de Ribeiro Munhoz Costa, P. H., & Mesquida, P. (2023). Construção de uma falsa consciência da realidade: as Fake News à luz de Antonio Gramsci . Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO02