Construção de uma falsa consciência da realidade

as Fake News à luz de Antonio Gramsci

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO02

Résumé

Este artigo tem como referência parte de um capítulo da dissertação de mestrado em Educação. O objetivo é demonstrar como o pensamento gramsciano pode auxiliar na compreensão dos processos e consequências da produção de Fake News no mundo contemporâneo, e compreender à seguinte exigência de Gramsci: necessitamos de uma escola ligada à vida (GRAMSCI, 1991). Para então, analisar um possível caminho para a educação do século XXI, no sentido da formação dos sujeitos para uma realidade permeada de falsos discursos, os quais buscam criar uma falsa consciência da realidade. O percurso metodológico da pesquisa é guiado pela Hermenêutica que nos ajuda a compreender as narrativas em seus dizeres e silêncios que produzem uma concepção de mundo, a partir de uma relação que ultrapassa o tempo aproximando uma discussão da atualidade com o pensamento de Antonio Gramsci. Assim, o aporte teórico se concentra em três grandes intelectuais que dialogam: Gramsci (1991 e 2000), Freire (1979; 1986 e 2019) e Martín-Barbero (2014).  Ao concluir o artigo, acreditamos ter compreendido a urgência de refletir e discutir em profundidade o que permeia a produção de Fake News e os impactos diretos na formação dos sujeitos, o qual se depara constantemente com falsos discursos da realidade. Além da necessidade de introduzirmos práticas educomunicativas, tanto na educação formal quanto informal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Patricia Helena de Ribeiro Munhoz Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação. 

Téléchargements

Publiée

2023-03-21

Comment citer

de Ribeiro Munhoz Costa, P. H., & Mesquida, P. (2023). Construção de uma falsa consciência da realidade: as Fake News à luz de Antonio Gramsci . Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO02