Avaliação da qualidade na educação infantil

a escuta de enunciados dos bebês e das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS12

Resumo

No campo de pesquisas educacionais relacionadas a contextos da educação infantil, questões éticas, conceituais e metodológicas constituem grandes desafios. Em interlocução com essas questões, o presente artigo integra uma pesquisa de doutorado concluída em 2021, que focaliza vivências formativas com a avaliação institucional na educação infantil. Em uma abordagem qualitativa, ancorada em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, assume metodologia de pesquisa narrativa de tipo investigação-formação, com procedimentos de análise documental, aplicação de questionário, observação participante e produção de narrativas junto a professoras e trabalhadoras que vivenciaram, em 2019, o processo avaliativo em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de um município do Espírito Santo. No escopo deste texto, discute-se a participação de crianças e bebês na avaliação institucional em relação a movimentos realizados e desafios enunciados pelas participantes quando se dispõem à escuta das vozes infantis. As análises evidenciam diferentes propostas de participação, assinalam a defesa do potencial de crianças e bebês para expressar opiniões e preferências e fazer proposições sobre ações vivenciadas no CMEI e, também, ressaltam tensões que acompanham essas iniciativas de garantir sua participação. Conclui-se, destacando a mobilização dos sujeitos envolvidos com a ação avaliativa e o reconhecimento de desafios para sua efetivação em uma perspectiva democrática. Defende-se a necessidade de que esses momentos de escuta perpassem diferentes situações de interações e brincadeiras e que as ações de formação continuada incluam, como pauta, reflexões acerca da compreensão dos enunciados infantis e da importância de sua participação no processo avaliativo.

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Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Prefeitura Municipal de Vitória - ES

Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes), na linha de Docência, Currículo e Processos Culturais e Mestra em educação pelo mesmo Programa. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae). Pedagoga na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Vitória, atuando na equipe de Avaliação Educacional da Secretaria Municipal de Educação do município.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae). E-mail: [email protected]

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Vieira, M. N. de A., & Côco, V. . (2023). Avaliação da qualidade na educação infantil: a escuta de enunciados dos bebês e das crianças. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS12