Percursos formativos na educação infantil:

O que nos dizem os professores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS17

Resumo

A formação docente contínua é condição de qualificação para os professores da educação infantil. Autores como Gatti (2011; 2018), Kramer (2005), Zabalza (2007), entre outros, defendem a formação continuada como construção de competências para o exercício do magistério. Em consonância com as ideias defendidas por esses estudiosos, os trabalhos de Abuchaim (2018), Campos (2018) e Barbosa (2016) demonstram a relevância do aperfeiçoamento permanente para a reflexão e a consolidação de práticas pedagógicas concernentes à primeira infância. Diante dessas pesquisas, a seguinte pergunta se impõe: quais são as necessidades de formação dos docentes que atuam na educação infantil? Motivado por este questionamento, o presente artigo primou pela escuta dos docentes em relação  
a seus percursos formativos. O objetivo, portanto, foi reconhecer quais são as necessidades e as dificuldades formativas vivenciadas pelos docentes da educação infantil na rede municipal de ensino de Aracaju/SE. Quanto ao percurso metodológico, ele apresenta natureza qualitativa. Para a produção do material de análise, foram realizadas entrevistas individuais com 44 docentes atuantes na pré-escola, em instituições localizadas na referida cidade. Entre os resultados, foi evidenciado que a fragilidade ou a ausência de formação docente impacta negativamente na relação do professor com a sua identidade profissional. Por essa razão, escutar os docentes, promovendo a reflexão de suas necessidades e dificuldades de formação contínua, no contexto da primeira etapa da educação básica, constitui relevante contribuição para o movimento de qualificação da docência orientada à primeira infância. 

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Biografia do Autor

Julianna Britto Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.
Especialista em Coordenação Pedagógica e Docência em Educação Infantil pela
Universidade Federal de Sergipe. Professora da educação básica de Aracaju SE.
Membro do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO.

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFS. Professor do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores – INTERAÇÃO-UFS. Contato: [email protected]. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5857-9420

Priscila Soares Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS.  Membro do Grupo de Pesquisa INTERAÇÂO-UFS. 

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Santos, J. B., Menezes Santos, L. A., & Soares Silva, P. (2023). Percursos formativos na educação infantil: : O que nos dizem os professores?. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS17