Confiança e socialização política nas mídias digitais

perspectiva de jovens no ensino médio do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO01

Resumo

O objetivo do artigo é discutir as possíveis mudanças nas formas de socialização política em espaços habitualmente tidos como privilegiados para tal, como a escola e a família. Ademais, abordamos os possíveis usos feitos pelos jovens das mídias digitais para o debate sobre política. Ainda, buscamos observar os usos destas mídias com base no posicionamento ideológico dos (as) jovens e analisar as eventuais diferenças no uso do Whatsapp, Twitter, Instagram e Facebook, notadamente no que diz respeito à confiança em seu conteúdo. A socialização política é acionada para discutir as percepções e formas de uso destas mídias digitais pelos (as) jovens nas escolas. A coleta dos dados quantitativos foi realizada entre setembro a novembro de 2019 nos municípios de beltrano, fulano e ciclano, no estado X. A pesquisa de campo consistiu na aplicação de um survey, com amostra representativa dos (as) estudantes matriculados no ensino médio regular (ensino Estadual, Federal e Privado) com uma amostra de 2.169 questionários aplicados. Os resultados indicam, diferindo de um senso comum que enxerga os jovens como crescentemente alienados e apolíticos, um contexto de vida destes em que controvérsias políticas são desdobradas, inclusive sobre os usos e engajamentos políticos nas redes sociais digitais.

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Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Ciências Sociais (PUCRS). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Sérgio Botton Barcellos, UFPB

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais (DCS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente e coordenador (2021-2023) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e colaborador no Programa de Pós-Graduação Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Entre dezembro de 2016 a 2020 foi Professor na área de Sociologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui doutorado e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) com bolsa sanduíche financiada pela CAPES na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) - Espanha nos temas de migração e diversidade étnica. Coordena o Grupo de Pesquisa Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais - DIPEM/FURG. Atua em assessorias e pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas de desenvolvimento; Conflitos Socioambientais; Sociologia Rural e Ambiental; Agricultura Familiar e Camponesa; Educação ambiental.

Simone da Silva Ribeiro Gomes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Adjunta do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel). É doutora em Sociologia pelo IESP - Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, onde foi bolsista do CNPQ. Realizou período sanduíche (2014 - 2015) na UNAM- Universidad Nacional Autonoma de Mexico. É mestre em Sociologia pela Univesité Paris VII - Paris Diderot (2011). Pesquisadora do Laboratório de estudos sobre ação coletiva, movimentos e violência (LAMOV), da UFPel e do Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL), do IESP-UERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teorias de Gênero, Sociologia Urbana, Violência Política, Sistema Prisional, Narcotráfico e Movimentos Sociais.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Severo, R. G., Botton Barcellos, S. ., & da Silva Ribeiro Gomes, S. (2023). Confiança e socialização política nas mídias digitais: perspectiva de jovens no ensino médio do Rio Grande do Sul . Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO01