Confiança e socialização política nas mídias digitais
perspectiva de jovens no ensino médio do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO01Resumo
O objetivo do artigo é discutir as possíveis mudanças nas formas de socialização política em espaços habitualmente tidos como privilegiados para tal, como a escola e a família. Ademais, abordamos os possíveis usos feitos pelos jovens das mídias digitais para o debate sobre política. Ainda, buscamos observar os usos destas mídias com base no posicionamento ideológico dos (as) jovens e analisar as eventuais diferenças no uso do Whatsapp, Twitter, Instagram e Facebook, notadamente no que diz respeito à confiança em seu conteúdo. A socialização política é acionada para discutir as percepções e formas de uso destas mídias digitais pelos (as) jovens nas escolas. A coleta dos dados quantitativos foi realizada entre setembro a novembro de 2019 nos municípios de beltrano, fulano e ciclano, no estado X. A pesquisa de campo consistiu na aplicação de um survey, com amostra representativa dos (as) estudantes matriculados no ensino médio regular (ensino Estadual, Federal e Privado) com uma amostra de 2.169 questionários aplicados. Os resultados indicam, diferindo de um senso comum que enxerga os jovens como crescentemente alienados e apolíticos, um contexto de vida destes em que controvérsias políticas são desdobradas, inclusive sobre os usos e engajamentos políticos nas redes sociais digitais.
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