Internationalization policies and strategies in Ireland and Brazil

a comparative study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO05

Resumo

Este estudo tem por objetivo principal apresentar e comparar o processo de internacionalização do ensino superior na República da Irlanda e no Brasil em termos macro (políticas de internacionalização) e micro (estratégias voltadas à internacionalização). As principais questões de pesquisa são: (a) como está apresentado o processo de internacionalização nos documentos oficiais? (b) quais são as principais estratégias usadas na sua implementação? Trata-se de uma revisão sistematizada de cunho qualitativo realizada por meio de análise documental, fundamentada por pesquisadores do campo da internacionalização (Knight, 2004) e da Sociologia da Educação (BALL, 2011). A análise foi balizada a partir de duas perspectivas: uma hegemônica e outra contra-hegemônica (Abba e Corsetti, 2016). Ao final, conclui-se que há a predominância da perspectiva hegemônica de internacionalização em ambos os países que, apesar de suas diferenças, compartilham a ênfase significativa nos aspectos e benefícios predominantemente econômicos envolvidos no processo de internacionalização do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Karl Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (UCP), Especialização em “Mentoring and Leadership in Schools (International)” (Mary Immaculate College, Irlanda) e em Orientação Educacional (Universidade Cândido Mendes, RJ). Atualmente exercendo a função de Coordenador Administrativo Pedagógico junto à Secretaria de Educação de Petrópolis, RJ.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Ramos, R. K. (2023). Internationalization policies and strategies in Ireland and Brazil: a comparative study. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO05