“Por que o seu ‘caderninho’ está cheio de escritas?”

pesquisas com crianças, metodologias e participação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS06

Resumo

Este artigo está inserido no contexto de uma tese de doutorado, cujo objetivo foi mapear a produção de pesquisas com crianças acerca de seus dizeres sobre questões relacionadas ao campo das diferenças. Na tese foram mapeados 323 os trabalhos dentro do campo das diferenças realizados em contextos de Educação Infantil. Dentre eles, foram selecionados 14 trabalhos que se denominaram pesquisas com crianças. Neste artigo, são analisadas as discursividades das pesquisadoras sobre pesquisas com crianças, metodologias e questões éticas que envolvem a participação das crianças. Também são destacadas as múltiplas formas e gestos de estar presente nas pesquisas que as crianças empreenderam em um movimento de ativo e criativo. A contribuição das produções analisadas indica que as pesquisas que abrem espaço para uma participação ativa das crianças, com a construção de espaços mais democráticos e sensíveis às vozes infantis, produzem saberes que possibilitam repensar os modos de produzir conhecimento sobre a vida das crianças e suas formas de ser e estar no mundo.

Palavras-chave: Pesquisa com crianças. Participação infantil. Crianças pequenas.

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Biografia do Autor

Anna Líssia da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH).

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997), Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), Especialização na abordagem educativa High/Scope pela High/Scope Educational Research Foundation (1992), graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto (1979). É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa "Educação Infantil e Desenvolvimento Humano". Especialista em educação infantil, atua em uma ampla gama de interesses tais como: políticas integradas de cuidado e educação infantil, representações sociais, abordagens curriculares (High/Scope, Reggio Emilia, pedagogia dos países escandinavos, Movimento da Escola Moderna Português), profissionalismo e formação do/a profissional da educação infantil, pesquisa com crianças e cultura de pares. Desde 2018 coordena o Programa de pesquisa e extensão "A criança, a cidade e o patrimônio: saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense em parceria com a Universidade de Évora e a Prefeitura do município de Penedo. 

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Silva, A. L. da, & Haddad, L. (2023). “Por que o seu ‘caderninho’ está cheio de escritas?”: pesquisas com crianças, metodologias e participação infantil. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS06