“Por que o seu ‘caderninho’ está cheio de escritas?”

pesquisas com crianças, metodologias e participação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS06

Resumen

Este artículo se inserta en el contexto de una tesis doctoral, cuyo objetivo fue mapear la producción de investigaciones con niños acerca de sus dichos sobre cuestiones relacionadas al campo de las diferencias. En la tesis se mapearon 323 trabajos dentro del campo de las diferencias realizados en contextos de Educación Infantil. De entre ellos, se seleccionaron 14 trabajos que se denominaron investigaciones con niños. En este artículo se analizan los discursos de los investigadores sobre la investigación con niños, metodologías y cuestiones éticas que involucran la participación infantil. También se destacan las múltiples formas y gestos de estar presentes en la investigación que los niños realizaron en un movimiento activo y creativo. El aporte de las producciones analizadas indica que las investigaciones que dan cabida a la participación activa de los niños, con la construcción de espacios más democráticos y sensibles para las voces infantiles, producen conocimientos que posibilitan repensar las formas de producir conocimiento sobre la vida de los niños y niñas. sus formas de ser y estar en el mundo.

Palabras clave: Investigación con niños. Participación infantil. Niños pequeños.

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Biografía del autor/a

Anna Líssia da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH).

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997), Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), Especialização na abordagem educativa High/Scope pela High/Scope Educational Research Foundation (1992), graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto (1979). É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa "Educação Infantil e Desenvolvimento Humano". Especialista em educação infantil, atua em uma ampla gama de interesses tais como: políticas integradas de cuidado e educação infantil, representações sociais, abordagens curriculares (High/Scope, Reggio Emilia, pedagogia dos países escandinavos, Movimento da Escola Moderna Português), profissionalismo e formação do/a profissional da educação infantil, pesquisa com crianças e cultura de pares. Desde 2018 coordena o Programa de pesquisa e extensão "A criança, a cidade e o patrimônio: saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense em parceria com a Universidade de Évora e a Prefeitura do município de Penedo. 

Publicado

2023-03-21

Cómo citar

Silva, A. L. da, & Haddad, L. (2023). “Por que o seu ‘caderninho’ está cheio de escritas?”: pesquisas com crianças, metodologias e participação infantil. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS06