“Por que o seu ‘caderninho’ está cheio de escritas?”

pesquisas com crianças, metodologias e participação infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS06

Abstract

This article is inserted in the context of a doctoral thesis, whose objective was to map the production of research with children about their sayings on issues related to the field of differences. In the thesis, 323 studies were mapped within the field of differences carried out in Early Childhood Education contexts. Among them, 14 studies were selected that were called research with children. In this article, the researchers' discourses on research with children, methodologies and ethical issues involving children's participation are analyzed. The multiple ways and gestures of being present in the research that the children undertook in an active and creative movement are also highlighted. The contribution of the analyzed productions indicates that the researches that make room for an active participation of children, with the construction of more democratic and sensitive spaces for children's voices, produce knowledge that makes it possible to rethink the ways of producing knowledge about children's lives and their forms. of being and being in the world.

Keywords: Research with children. Child participation. Small children.

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Author Biographies

Anna Líssia da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH).

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997), Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), Especialização na abordagem educativa High/Scope pela High/Scope Educational Research Foundation (1992), graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto (1979). É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa "Educação Infantil e Desenvolvimento Humano". Especialista em educação infantil, atua em uma ampla gama de interesses tais como: políticas integradas de cuidado e educação infantil, representações sociais, abordagens curriculares (High/Scope, Reggio Emilia, pedagogia dos países escandinavos, Movimento da Escola Moderna Português), profissionalismo e formação do/a profissional da educação infantil, pesquisa com crianças e cultura de pares. Desde 2018 coordena o Programa de pesquisa e extensão "A criança, a cidade e o patrimônio: saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense em parceria com a Universidade de Évora e a Prefeitura do município de Penedo. 

Published

2023-03-21

How to Cite

Silva, A. L. da, & Haddad, L. (2023). “Por que o seu ‘caderninho’ está cheio de escritas?”: pesquisas com crianças, metodologias e participação infantil. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS06