Avaliação na Educação Infantil

que saberes mobilizar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS19

Resumo

A avaliação na Educação Infantil se diferencia expressivamente da avaliação nas demais etapas da educação e representa um desafio tanto para a elaboração de documentos norteadores quanto para o desenvolvimento das práticas. A proposta deste estudo bibliográfico consiste em apresentar reflexões sobre a avaliação nesta etapa, tomando como ponto de partida aspectos pertinentes ao conceito de avaliação definido pelas orientações legais em vigência e pelas discussões teóricas específicas da área, com o objetivo de identificar como e quais saberes docentes os/as professores/as mobilizam no processo avaliativo. Destaca-se o papel fundamental dos/as docentes como agentes políticos comprometidos e transformadores das práticas. Considera-se a necessidade de que os textos dos documentos legais referentes à avaliação apresentem orientações mais específicas e aprofundadas no sentido de possibilitar clareza quanto à finalidade da avaliação na Educação Infantil. Propõem-se a adoção de uma perspectiva organizacional para o processo avaliativo, considerado como complexo e não linear. Conclui-se que, para além de definir um conjunto de saberes docentes mobilizados na avaliação, importa compreender que o processo é reflexivo, permanente, contínuo e mesmo que se repita um número indefinido de vezes, sempre haverá aspectos a serem revisitados, tanto no percurso avaliativo adotado, quanto nos saberes mobilizados.

Palavras-chave: Saberes docentes. Avaliação. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erone Lanes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai - Uri/Frederico Westphalen

Doutoranda em Educação, bolsista Capes. 

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (bolsa CAPES, 2018), com período "Sanduíche" na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada/UGR-Espanha (bolsa PDSE/CAPES, 2017). Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/UCS (bolsa CAPES, 2013). Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional (2011). Licenciada em Pedagogia (2010) e formada no curso Normal (antigo Magistério). Realizou Estágio Pós-Doutoral pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Câmpus de Frederico Westphalen) e é professora e orientadora nesse/a mesmo/a Programa/Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em questões relacionadas ao trabalho e à saúde docente, atuando principalmente nos seguintes temas: bem e mal-estar docente, processo saúde-adoecimento na docência, ciclo de vida profissional no trabalho docente, narrativas e histórias de vida de professores, identidade docente, formação inicial e continuada de professores e saberes e práticas educativas. 

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Lanes, E., & Wruck Timm, J. . (2023). Avaliação na Educação Infantil: que saberes mobilizar?. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS19