Mapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO03

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mapear as produções científicas sobre as Escolas Polivalentes criadas no Brasil, tendo como base a revisão de literatura do tipo “estado do conhecimento”, referente a pesquisas educacionais sobre a criação e atuação destas instituições. O mapeamento compreende o levantamento de trabalhos, teses e dissertações, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da CAPES, BDTD e plataforma Google, com produções que compreendem os anos de 1971 a 2021. No mapeamento, foram investigadas 348 teses e dissertações, com o descritor “Polivalente”, e após analisadas, a temática, o resumo e as introduções, foram selecionadas 11 teses e dissertações que pertenciam a esse recorte específico, com nuances que este modelo proporcionou contribuindo para a formação pedagógica. Na análise foram levadas em consideração as variáveis qualiquantitativas de autoria, ano de publicação, tipo de estudo, instituição, região, nome do programa, título do trabalho, objetivo, metodologia e instrumento de pesquisa. A análise nos ajudou a perceber a escassez de produções e a premência sobre a temática, ficando evidente um interesse em produções sobre o modelo educacional, e que apesar de grandes abordagens sobre a polivalência estavam fora do foco desta análise. Esperamos que as informações, referente ao grupo escolar das Escolas Polivalente, associadas a estudos históricos que estas produções do conhecimento podem fornecer, viabilizem sua contribuição para prática educacional.  

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Biografia do Autor

Laércio Jesus Café, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB (2008), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2016), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (2010), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2017). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM (2021-2024). Atualmente sou Professor Efetivo de Filosofia na Escola Estadual Antonio Souza Martins, Ituiutaba/MG. Tenho experiência em Pedagogia com as áreas: história e filosofia da educação, formação de Professores, Educação Infantil, inclusão e EJA; na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Ética, Educação e Pragmatismo, atuando principalmente como professor de Filosofia, Introdução a Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofia Pragmática, Estudos Filosóficos em Foucault, Filosofia Política, Ética, Antropologia e Práticas de Ensino.

Regina Maria Rovigati Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979); Especialização em Motricidade Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987); Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pós-Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016). Atuou, além da graduação no Programa de Mestrado em Educação Física na Universidade Metodista de Piracicaba (1980-2008) e na Universidade Federal do Pará (2008-2010), nos programas de Mestrado e Doutorado em Educação. Foi coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba (1993-2012) e Diretora da Faculdade de Educação Física. Atualmente é docente do curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM com atuação na linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais e no Eixo de Cultura, Linguagens e Tecnologia. É lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/UFTM. O campo de investigação é com ênfase nos seguintes temas: formação e atuação profissional, escola, ginástica, corpo, idade madura e idoso.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Café, L. J. ., & Simões, R. M. R. (2023). Mapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO03