Vol. 25 No. 84 (2025): Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais

					View Vol. 25 No. 84 (2025): Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais

A discussão do Ensino Médio envolve inúmeras questões. Pretende-se discutir neste dossiê especificamente a proposta sobre o desenvolvimento do Projeto de Vida proposto pela BNCC. Tem havido inúmeros debates e pesquisas, os quais procuram compreender o desenvolvimento desta iniciativa pelas escolas, os problemas que ela apresenta, as possibilidades de seu desenvolvimento junto a jovens do Ensino Médio. Pautar esta discussão em um dossiê é assim uma oportunidade de ampliar e aprofundar o debate sobre políticas para o Ensino Médio, as oportunidades do jovem na sociedade atual, compreender suas representações e os processos de construção de sua subjetividade. 

Published: 2025-03-18

Editorial

  • High School and Life Project through Social Representations

    Clarilza Prado de Sousa , Romilda Teodora Ens , Dorra Ben Alaya , Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AA01

Dossier

Articles

  • Considerations on Teacher Training and Teaching of Geoscience subjects in Basic Education

    Pedro Henrique Bonini da Silva , Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
    258-271
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO01
  • The Base Nacional Comum Curricular and the Training of Music Teachers in Brazil: Conceptions and Influences

    Tadeu Malaquias, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    272-290
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO02
  • Dialogicity in teaching: a tool for the protagonism of the subject in education

    Angelo Vandiney Cordeiro, Celso Kraemer
    291- 304
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO03
  • The Didactics Course in Pedagogy Undergraduate Programs in Brazil: a sam-pling study

    Osmar Hélio Araújo, Ivan Fortunato, Emerson Augusto de Medeiros
    305-319
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO04
  • DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: transformações no currículo, na formação docente e nas práticas avaliativas

    Raimundo Santos de Castro
    320-334
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO05
  • A feminização do magistério no Paraná: anos finais do século XIX

    Alexandra Ferreira Martins Ribeiro
    335-352
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO06
  • Social learning and professional development education workers’ communities of Practice

    Nathália Bastos, Luciana Mourão
    353-371
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO07