O Projeto de Vida na educação básica: educação sensível e humanidades em perspectiva à obra de Lise Bourbeau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS12

Resumo

A busca por práticas que vão além da simples transmissão de conhecimentos técnicos, que se debruce em explorar a utopia e propondo pedagogias sensíveis que considerem não apenas o intelecto, mas também as emoções, valores e experiências de vida, deve ser uma prioridade nas escolas. O desenvolvimento do Projeto de Vida emerge como uma ferramenta fundamental para integrar essas dimensões, promovendo uma educação mais humana e sensível. Esse tipo de educação, capaz de contribuir para a formação de uma consciência elevada, tem sido o foco de muitos pesquisadores. O objetivo deste artigo é discutir a prática pedagógica sensível e sua contribuição para uma formação mais humana, equilibrando razão e emoção na Educação Básica. Os desafios sociais, ambientais e tecnológicos do século XXI demandam uma reformulação dos modelos educacionais e reforçam a necessidade de uma educação que valorize o ser integral. Utilizando a abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty (2018) e dialogando com autores sobre a formação humana, este estudo também analisa uma prática pedagógica em uma escola pública no noroeste do Rio Grande do Sul. A análise de conteúdo de Bardin (2011) orienta a pesquisa. Os resultados indicam que o desenvolvimento de práticas sensíveis, como o Projeto de Vida, pode transformar a escola em um espaço de verdadeira formação humana, apesar dos desafios que educadores e instituições enfrentam ao implementar essa perspectiva transformadora.

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Biografia do Autor

Arminda Almeida da Rosa , Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Educação (PPGEDU/URI). Licenciada em Ciências/Química (UNIJUÍ/RS). Mestra em Desenvolvimento Regional (UTFPR).  Professora efetiva na Educação Básica (Ciências, Química, Projetos de Vida, Iniciação Científica).

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões

Doutor em educação - UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen e Programa em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Mestrado Consorciado UNIJUÍ, UNICRUZ, URI).

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Almeida da Rosa , A., & Nogaro, A. (2025). O Projeto de Vida na educação básica: educação sensível e humanidades em perspectiva à obra de Lise Bourbeau. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 208–226. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS12