O Novo Ensino Médio e a doutrinação ultraliberal nas escolas públicas paranaenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS14

Resumo

Nas últimas décadas, os professores, principalmente das escolas e universidades públicas, têm sido desrespeitados e perseguidos, acusados de fazerem doutrinação político-ideológica em sala de aula. Um dos movimentos que se destacou nessa cruzada, na defesa da neutralidade na educação, foi o Escola sem Partido. Diante dessa problemática, o presente artigo tem como objetivo demonstrar que a alegada neutralidade na educação não é possível, uma vez que se trata de um processo intencional e que a escola historicamente tem sido um dos principais meios de disseminação das ideias dominantes, com o objetivo de manter a dominação de classe. Para esse fim, o artigo analisa os conteúdos de algumas aulas do componente curricular denominado Projeto de Vida, do 3º ano do Novo Ensino Médio, produzidas pela Seed/PR, com o objetivo de explicitar o conteúdo ideológico dessas aulas, que visam conformar a juventude às novas exigências do mercado de trabalho e ao ideário ultraliberal do individualismo exacerbado, da competição e do empreendedorismo de si mesmo.

Palavras-chave: educação; projeto de vida; neutralidade.

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Biografia do Autor

Silvio Borges da Silva Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduado em Letras Português/Espanhol (2007) e Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira (2016) pela Unioeste de Foz do Iguaçu, atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unioeste de Cascavel e professor da rede estadual do Paraná.

Paulino Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp, docente do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste, Campus de Cascavel e líder do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR. E-mail: paulinorso@uol.com.br

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Borges da Silva Junior, S., & José Orso, P. (2025). O Novo Ensino Médio e a doutrinação ultraliberal nas escolas públicas paranaenses. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 241–257. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS14