A disciplina de Didática em Licenciaturas em Pe-dagogia no Brasil: um estudo por amostragem
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO04Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender a Didática como disciplina nos cursos de licenciatura em Pedagogia no Brasil, por meio de um estudo amostral. Foram selecionados cinco cursos de Pedagogia, um de cada região do país, com base na Classificação de Curso registrada no e-MEC. A pergunta central foi: existe uma Didática Geral na licenciatura em Pedagogia? Partindo da hipótese negativa, investigou-se como a disciplina de Didática se manifesta nesses cursos, quais conteúdos curriculares são projetados para ela e quais referências sustentam o ensino da Didática. A análise dos ementários buscou identificar semelhanças e diferenças na concepção da Didática como disciplina na formação de professores. Os resultados revelaram a ausência de consenso quanto aos conteúdos curriculares, carga horária, semestres de oferta e bibliografia básica, o que questiona a existência de uma "didática geral" nas licenciaturas em Pedagogia no Brasil. Concluiu-se que há diversas abordagens da Didática nos cursos, refletindo a multiplicidade de propostas formativas.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Didática: que sentido na atualidade? Revista Cocar, n. 8, p. 11–27, 2020. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3066
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Universidade-Formação-Pesquisa: um manifesto sobre o que está em debate. Imagens da Educação, v. 11, n. 2, p. 19-39, 2021. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.55780
CANDAU, Vera Maria. Didática, Interculturalidade e Formação de Professores: desafios atuais. In: MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan; FERREIRA, Lúcia Gracia; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Vamos conversar sobre Didática? Campinas: Mercado de Letras, 2024. p. 73 - 98.
FORTUNATO, Ivan; ARAUJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Ser Professor e os sentidos da Didática pela lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. Série-Estudos, v. 27, p. 137-153, 2022. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1677
FORTUNATO, Ivan; ALTARUGIO, Maisa Helena; ARAUJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Disciplina de Didática e a formação de professores de ciências: uma amostragem nacional. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 7, supl. 3, p. 101-117, 2020. https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/issue/view/187/44
FRANCO, Maria Amélia Santoro. O que pode a Didática? Reflexões em torno do convite à aprendizagem. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023014, 2023. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1133
INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - presencial e a distância. Brasilia: MEC, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Didática e Currículo: questionando fronteiras. Educação & Realidade, v. 23, n. 2, 2017. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71328
OLIVEIRA, Tania Modesto Veludo de. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on-line (Fecap), v. 2, n. 3, 2001. ROBSON, Alves dos Santos; INFORSATO, Edson do Carmo. Aula: o ato pedagógico em si. In: UNESP Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral v. 9. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 80-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.