A disciplina de Didática em Licenciaturas em Pe-dagogia no Brasil: um estudo por amostragem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO04

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender a Didática como disciplina nos cursos de licenciatura em Pedagogia no Brasil, por meio de um estudo amostral. Foram selecionados cinco cursos de Pedagogia, um de cada região do país, com base na Classificação de Curso registrada no e-MEC. A pergunta central foi: existe uma Didática Geral na licenciatura em Pedagogia? Partindo da hipótese negativa, investigou-se como a disciplina de Didática se manifesta nesses cursos, quais conteúdos curriculares são projetados para ela e quais referências sustentam o ensino da Didática. A análise dos ementários buscou identificar semelhanças e diferenças na concepção da Didática como disciplina na formação de professores. Os resultados revelaram a ausência de consenso quanto aos conteúdos curriculares, carga horária, semestres de oferta e bibliografia básica, o que questiona a existência de uma "didática geral" nas licenciaturas em Pedagogia no Brasil. Concluiu-se que há diversas abordagens da Didática nos cursos, refletindo a multiplicidade de propostas formativas.

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Biografia do Autor

Osmar Hélio Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV

Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV - Litoral Norte - CCAE/Departamento de Educação (DED), e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação/UFPB. Na administração institucional, tem experiência como assessor de graduação - CCAE | UFPB - Campus IV (2022 2023); chefia departamental (2020 2022) (2022-2024); coordenador de estágios do curso de Pedagogia - CCAE | UFPB - Campus IV (2021 2022). É líder do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - (http://www.ccae.ufpb.br/laconexao); pesquisador do Grupo de Pesquisa "Formação Docente" UFERSA, e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior FoPeTec - IFSP - Campus Itapetininga. É editor de seção da Revista Horizontes.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). <br> - Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga <br> - Foi professor visitante na Universidade de Bari (Dipartimento Jonico - Taranto - Italia - 2023) e na Universidade de Salamanca (Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación - Salamanca - Espanha - 2024)

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação, área de concentração "Formação de Professores", na Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático "Formação de Professores" (2012), e Mestrado em Educação, na linha de estudo "Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente" (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN, exercendo também a função de coordenador (POSENSINO/UFERSA). É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Intercampi em Educação e Ensino da UECE. É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente", da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, e pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica" - Laconex@o - da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, "Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão" da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, "Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior" do Instituto Federal de São Paulo - IFSP e "Educação, Discursos e Sociedade" - UFERSA. Exerceu as funções de coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2014 - 2016) e de vice-coordenador do POSENSINO/UFERSA (2021 - 2023). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência profissional na Educação Básica e na Educação Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores da Educação Básica, Licenciaturas, Currículo, Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Método (Auto) Biográfico e de Histórias de Vida, Didática e Docência na Educação Superior. É editor adjunto da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Rede Nacional de Pesquisador@s em Pedagogia (REPPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides).

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Araújo, O. H., Fortunato, I., & Emerson Augusto de Medeiros. (2025). A disciplina de Didática em Licenciaturas em Pe-dagogia no Brasil: um estudo por amostragem. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 305–319. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO04