Projetos de vida e representações sociais de Ensino Médio para estudantes: uma articulação com a abordagem dialógica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS09Resumo
Estudos na área da Educação, e em especial sobre o Ensino Médio, voltam-se para as especificidades do estudante dessa etapa da Educação Básica, e para a relação que se estabelece com o trabalho, com o emprego e o crescimento econômico, e com a elaboração de seus projetos de vida. Considera-se, neste estudo, projetos de vida (no plural) como expressões das possibilidades de escolha do sujeito diante das circunstâncias que se apresentam ao longo de sua vida, e relacionados ao desejo de realizações, de transformações, nas diferentes dimensões da vida (intelectual, física, emocional, social e cultural), observando-se o passado e o presente, na perspectiva de futuro. Com objetivo de analisar as representações sociais de Ensino Médio e curso profissionalizante, e como se relacionam com projetos de vida, realizou-se estudo envolvendo 218 estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas, utilizando questionários e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Na análise dos dados, buscou-se articular as abordagens sociogenética e dialógica, da Teoria das representações sociais. Os resultados revelam que os desejos e expectativas dos estudantes frente ao futuro estão intimamente relacionados com conquistar uma profissão valorizada, ser reconhecido (socialmente) e obter estabilidade financeira e familiar.
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