Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO14Palavras-chave:
Representações Sociais. Educação. Processual. Dialogicidade. Abordagens teóricas. Políticas DocentesResumo
Os debates quem compõem este artigo visam proporcionar uma análise acerca das potencialidades que a teoria das representações sociais (TRS) oferece às pesquisas em políticas docentes. Por meio da consideração de duas das abordagens teórico-metodológicas que compõem o domínio dos estudos em representações sociais, buscou-se identificar convergências teóricas que instrumentalizassem as pesquisas em políticas públicas. Os estudos da abordagem processual inquietaram os paradigmas da ciência moderna e criaram um estilo original em que a ênfase na subjetividade presentifica o conceito de sujeito e de objeto, uma vez que ambos compartilham de uma relação de construção mútua, na qual a realidade se constrói. Por outro lado, a abordagem dialógica proposta por Ivana Marková oferece um profícuo aparato para a compreensão da constituição social dos sujeitos que convivem nos contextos educacionais. A convergência teórica das abordagens discutidas contribuiu para a identificação da TRS enquanto uma vertente do conhecimento científico que fomenta a análise das políticas docentes, por oferecer constructos para o estudo das simbolizações expressas nos documentos, bem como daquelas circulantes nos diferentes grupos por meio das conversações e das práticas.Downloads
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Publicado
2017-08-25
Como Citar
Novaes, A., Ornellas, M. de L., & Ens, R. T. (2017). Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 999–1015. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO14
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Dossiê
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