Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes

Auteurs

  • Adelina Novaes Fundação Carlos Chagas/ UNICID, São Paulo, SP, Brasil
  • Maria de Lourdes Ornellas Universidade Estadual da Bahia, Bahia, BA, Brasil
  • Romilda Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO14

Mots-clés :

Representações Sociais. Educação. Processual. Dialogicidade. Abordagens teóricas. Políticas Docentes

Résumé

Os debates quem compõem este artigo visam proporcionar uma análise acerca das potencialidades que a teoria das representações sociais (TRS) oferece às pesquisas em políticas docentes. Por meio da consideração de duas das abordagens teórico-metodológicas que compõem o domínio dos estudos em representações sociais, buscou-se identificar convergências teóricas que instrumentalizassem as pesquisas em políticas públicas. Os estudos da abordagem processual inquietaram os paradigmas da ciência moderna e criaram um estilo original em que a ênfase na subjetividade presentifica o conceito de sujeito e de objeto, uma vez que ambos compartilham de uma relação de construção mútua, na qual a realidade se constrói. Por outro lado, a abordagem dialógica proposta por Ivana Marková oferece um profícuo aparato para a compreensão da constituição social dos sujeitos que convivem nos contextos educacionais. A convergência teórica das abordagens discutidas contribuiu para a identificação da TRS enquanto uma vertente do conhecimento científico que fomenta a análise das políticas docentes, por oferecer constructos para o estudo das simbolizações expressas nos documentos, bem como daquelas circulantes nos diferentes grupos por meio das conversações e das práticas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2017-08-25

Comment citer

Novaes, A., Ornellas, M. de L., & Ens, R. T. (2017). Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 999–1015. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO14

Numéro

Rubrique

Dossiê