Posso escolher meu futuro? A reforma do Ensino Médio e o componente curricular Projeto de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS02

Resumo

A Lei nº 13.415, publicada em fevereiro de 2017 (Brasil, 2017), promoveu alterações radicais na proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) e deu uma nova organização para o Ensino Médio brasileiro. A proposta da reforma apoiou-se na justificativa de que a maneira como estava organizado o Ensino Médio era de baixa qualidade e não dialogava com a juventude, com o setor produtivo, tampouco com as demandas do século XXI e isso provocava altos índices de abandono e de reprovação. As propostas centrais da nova legislação giram em torno da ampliação da carga horária de estudos, redução do número de disciplinas, organização de um currículo mais flexível e a separação da formação entre uma parte comum a todos os estudantes e outra diversificada, a fim de contemplar os Itinerários Formativos. Em razão disso, o objetivo deste artigo é discutir o componente curricular de “Projeto de Vida”, tido como um dos princípios norteadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como estratégia para instrumentalizar os(as) estudantes a refletirem sobre seus objetivos e propósitos futuros em articulação com as representações sociais de estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa bibliográfica, documental e de campo, integrada aos estudos da Rede Projeto de Vida, com a proposta de que a escola se volte para refletir e discutir “Trajetórias de Vida”, com seus estudantes. 

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Biografia do Autor

José Luis de Oliveira, UFPR/UNINTER

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação. Graduado em Serviço Social, Pós Graduado em Formação Pedagógica do Professor, mestrado em Educação, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Formação e Sociabilidade GETFS na Linha: Formação profissional, Trabalho e Identidade profissional vinculado a Escola Superior de Saúde Única - ESSU, do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atua como professor do curso de Serviço Social do Centro Universitário Internacional UNINTER e do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná. Temas de interesse/pesquisas na área de Educação e Serviço Social: ensino médio; Educação em/para os direitos humanos; trabalho docente; currículo; Política social de educação; categoria trabalho

Clariza Prado de Sousa, PUC-SP / FCC

Doutora em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de L´Homme (2015). Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA/RJ. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento. Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica PQ/1C. Coordenadora do Projeto CNPq - 420761/2022-5.  Educação e Projeto de Vida.

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na linha História e Políticas da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade – Educação (CIERS-ed) Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Oliveira, J. L. de, Sousa, C. P. de, & Ens, R. T. (2025). Posso escolher meu futuro? A reforma do Ensino Médio e o componente curricular Projeto de Vida. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 26–39. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS02