¿Puedo elegir mi futuro? La reforma de la educación secundaria y el componente curricular del proyecto de vida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS02

Resumen

La Ley N° 13.415, publicada en febrero de 2017 (Brasil, 2017), impulsó cambios radicales en el proyecto de Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB/1996) y dio una nueva organización a la Escuela Secundaria Brasileña. La propuesta de reforma se basó en la justificación de que la forma en que se organizaba la Educación Secundaria era de baja calidad y no dialogaba con la juventud, el sector productivo ni las demandas del siglo XXI y esto provocó altos índices de deserción y desaprobación. Las propuestas centrales de la nueva legislación giran en torno a ampliar la jornada de estudio, reducir el número de asignaturas, organizar un plan de estudios más flexible y separar la formación en una parte común a todos los estudiantes y una parte diversa, con el fin de cubrir los Itinerarios Formativos. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es discutir el componente curricular del “Proyecto de Vida”, considerado uno de los principios rectores de la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y como estrategia para capacitar a los estudiantes para reflexionar sobre sus metas y propósitos futuros en conjunto con la sociedad. Las representaciones sociales de los estudiantes de secundaria. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo bibliográfico, documental y de campo integrada a los estudios de la Rede Proyecto de Vida, con la propuesta de que el colegio recurra a reflexionar y discutir “Tayectorias de la Vida” con sus estudiantes.

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Biografía del autor/a

José Luis de Oliveira, UFPR/UNINTER

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação. Graduado em Serviço Social, Pós Graduado em Formação Pedagógica do Professor, mestrado em Educação, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Formação e Sociabilidade GETFS na Linha: Formação profissional, Trabalho e Identidade profissional vinculado a Escola Superior de Saúde Única - ESSU, do Centro Universitário Internacional UNINTER. Atua como professor do curso de Serviço Social do Centro Universitário Internacional UNINTER e do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná. Temas de interesse/pesquisas na área de Educação e Serviço Social: ensino médio; Educação em/para os direitos humanos; trabalho docente; currículo; Política social de educação; categoria trabalho

Clariza Prado de Sousa, PUC-SP / FCC

Doutora em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de L´Homme (2015). Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA/RJ. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento. Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica PQ/1C. Coordenadora do Projeto CNPq - 420761/2022-5.  Educação e Projeto de Vida.

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na linha História e Políticas da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas, Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade – Educação (CIERS-ed) Pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná.

Citas

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Publicado

2025-03-18

Cómo citar

Oliveira, J. L. de, Sousa, C. P. de, & Ens, R. T. (2025). ¿Puedo elegir mi futuro? La reforma de la educación secundaria y el componente curricular del proyecto de vida. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 26–39. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS02