Projetos e vida: narrativas de egressos do Ensino Médio Integral do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS11Resumo
As recentes reformas do Ensino Médio mudaram a configuração da oferta desta etapa da Educação Básica. O presente estudo tem como objetivo compreender como as experiências e relações estabelecidas no Ensino Médio de tempo integral participam na formação cidadã de alunos egressos do Ensino Médio. Para tanto, foram analisadas as narrativas de egressos do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no interior de São Paulo, que aderiu ao Programa Ensino Integral (PEI), produzidas no ano de 2023. O fundamento teórico é amparado por uma perspectiva crítica, construída a partir da contribuição de autores que discutem a Educação e o Ensino Médio no contexto neoliberal. Apresenta-se uma contextualização do Programa Ensino Integral (PEI) de São Paulo e do Projeto de vida (considerado fio condutor de perspectivas e ações do PEI). O diálogo com egressos aponta que as experiências que promovem reflexão, autonomia e emancipação têm mais possibilidades de acontecerem dentro de um modelo que inclua o aluno mais tempo na escola, que o permita construir um projeto de/para a sua vida, considerando o olhar responsável e coletivo. Ainda, as oportunidades de exercício da cidadania não foram méritos de um Programa, mas possibilitadas por um contexto escolar que reunia condições para tal.
Downloads
Referências
ALVES; M. F.; OLIVEIRA, V. A. Política Educacional, Projeto de Vida e Currículo do Ensino Médio: teias e tramas formativas. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v.7, n.8, p.21-35, 2020.
ANDRADE, C. R. B.; DUARTE, A. M. C. Educação em Tempo Integral no Ensino Médio: a experiência de Minas Gerais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.48, e120376, p.1-22, 2023.
BRASIL. Decreto nº5.154 de 23 de julho de 2004. 183º da Independência e 116º da República. Brasília, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2012.
BRASIL. Medida Provisória n.746, de 22 de setembro de 2016. Diário Oficial da União: edição extra, seção 1, Brasília, DF, n.184-A, p.1-2, 23 set. 2016.
BRASIL. Resolução n.2, de 22 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 245, p.41-44, 22 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei Nº14.945, de 31 de julho de 2024. Diário Oficial da União, Seção 1, Página 5, 01 ago. 2024.
BRAGGIO, A. K.; SILVA, R. da. O projeto de vida no Novo Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023041, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16266. Disponível em: periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16266. Acesso em: 26 fev. 2025.
CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ., São Paulo, vol. 23, n. 1-2, 1997.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
DIAS, V. C. Programa de Ensino Integral Paulista: problematizações sobre o trabalho docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 44, p. 1-18, 2018.
ENGUITA, M. F. A encruzilhada da instituição escolar. In: KRAWCZYK, N. (org.). Sociologia do ensino médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo: Cortez, 2014. Prefácio.
FREIRE, P. A Educação na cidade. 5ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FRIGOTTO, G. Concepção e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. CETEP – Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia. In: Ensino Médio Integrado: Concepção contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 1-16.
FRIGOTTO, G. Reforma do ensino médio representa uma regressão e uma traição aos jovens e ao país. Entrevistador: Instituto Humitas Unisinos. 11 mar. 2022. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/616742-reforma-do-ensino-medio-representa-uma-regressao-e-uma-traicao-aos-jovens-e-ao-pais-entrevista-especial-com-gaudencio-frigotto. Acesso em: 23 out. 2024.
GOMES, D. J. L. Educação integral no ensino médio: uma análise da proposta curricular das Escolas de Referência em Ensino Médio na perspectiva transdisciplinar. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, p. 137-158, 2017.
HYPÓLITO, Á. M. BNCC, agenda global e formação docente. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187, 2019.
KLEIN, A. M.; ARANTES, V. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 135-154, 2016.
KRAWCZYK, N.; FERRETTI, C. J. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p.33-44, 2017.
SÃO PAULO. Diretrizes do Programa Ensino Integral. São Paulo: Secretaria de Educação, 2014.
SEIMANDI, F. S. O que dizem as narrativas de estudantes egressos do ensino médio integral público? Uma análise sobre seus processos formativos. 2024. 138p. Mestrado (Educação). Universidade São Francisco, Itatiba, SP, 2024.
SILVEIRA, É. S.; CRUZ, M. M. A ampliação da educação de tempo integral para o ensino médio no contexto latino-americano. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 20, n. 3, p. 92-115, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.