Projetos e vida: narrativas de egressos do Ensino Médio Integral do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS11

Resumo

As recentes reformas do Ensino Médio mudaram a configuração da oferta desta etapa da Educação Básica. O presente estudo tem como objetivo compreender como as experiências e relações estabelecidas no Ensino Médio de tempo integral participam na formação cidadã de alunos egressos do Ensino Médio. Para tanto, foram analisadas as narrativas de egressos do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada no interior de São Paulo, que aderiu ao Programa Ensino Integral (PEI), produzidas no ano de 2023. O fundamento teórico é amparado por uma perspectiva crítica, construída a partir da contribuição de autores que discutem a Educação e o Ensino Médio no contexto neoliberal. Apresenta-se uma contextualização do Programa Ensino Integral (PEI) de São Paulo e do Projeto de vida (considerado fio condutor de perspectivas e ações do PEI). O diálogo com egressos aponta que as experiências que promovem reflexão, autonomia e emancipação têm mais possibilidades de acontecerem dentro de um modelo que inclua o aluno mais tempo na escola, que o permita construir um projeto de/para a sua vida, considerando o olhar responsável e coletivo. Ainda, as oportunidades de exercício da cidadania não foram méritos de um Programa, mas possibilitadas por um contexto escolar que reunia condições para tal.

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Biografia do Autor

Renata Helena Pin Pucci, Universidade São Francisco

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Possui pesquisas na área de formação de professores, trabalho docente, políticas públicas educacionais, análise discursiva e práticas educativas. Líder do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - HiNaS (USF), vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP (UNIFESP).

http://lattes.cnpq.br/4415867437970278

https://orcid.org/0000-0002-8880-4243

Flávia Shirakashi Seimandi, Universidade São Francisco

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco-USF (Bolsista Capes). Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Supervisora de Ensino - Secretaria do Estado da Educação de São Paulo. Participa dos grupos de estudos e pesquisas: Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - HiNaS (USF) e Grupo de Pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática - HIFOPEM (USF). Tem como principais temas de interesse: Formação de Professores; Ensino Integral; Narrativas e Teoria histórico-cultural.

Luciana Haddad Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PPGE/PUC-Campinas), Campinas, SP, Brasil. Professora colaboradora do Departamento de Psicologia Educacional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa HiNaS - Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividade.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Pucci, R. H. P., Seimandi, F. S., & Ferreira, L. H. (2025). Projetos e vida: narrativas de egressos do Ensino Médio Integral do estado de São Paulo. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 192–207. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS11