Cartografias do Projeto de Vida: subjetividades, controles e resistências no Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS03

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do projeto “MAPAS: cartografia inventiva do Projeto de vida no Ensino Médio”, que se propôs a investigar a inclusão do projeto de vida como componente curricular do Novo Ensino Médio. Utilizando a cartografia inventiva como metodologia, o estudo envolveu docentes, estudantes e pesquisadores/as na reflexão sobre os impactos dessa disciplina escolar, analisando suas implicações na formação de subjetividades alinhadas à lógica neoliberal e ao protagonismo individual. O artigo discute como o projeto de vida opera como um dispositivo de controle, promovendo a adaptação de estudantes às exigências do mercado e reforçando um modelo de subjetivação cis-heteronormativo e patriarcal que exclui corpos dissidentes. A partir de seis conexões rizomáticas, o projeto aponta para a necessidade de um Ensino Médio mais inclusivo e emancipatório, que valorize a diversidade e resista às imposições da racionalidade neoliberal. Encerramos com um convite à reflexão: como podemos imaginar e construir uma educação que seja verdadeiramente uma prática de liberdade e criação coletiva? São as apostas cartográficas para o devir.

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Biografia do Autor

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECM/UFRN). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (CES/UFCG) e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSul). Professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, João Pessoa, PB. Professor-orientador do PROFQUI da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor (des)orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do PROFQUI, ambos da UFPB. É líder do COM-FABULAÇÕES: Ateliê de Pesquisas Inventivas em Educação. Pesquisa, problematiza e inventa nas temáticas: Estudos Culturais da Educação, Pesquisa autobiográfica e narrativas da vida; as Políticas do Currículo na/para diferença em tempos neoconservadores; Conversa enquanto Metodologia de Pesquisa; Didática das Ciências e da Química; Negação do conhecimento científico e apagamento da química nas conservadoras políticas curriculares; Filosofias da Diferença e a virada pós; Relações interseccionais e Teorias Queers na ciência-educação [e mais algumas coisas que tenho prazer]. E-mail: franklin.kaic@academico.ufpb.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/0234305843667539. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4486-6124 Outros textos: https://scholar.google.com.br/citations?user=wEs6TrsAAAAJ&hl=pt-BR 

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraíba

Antes de tudo: gente! Depois de tudo: Doutor em Educação Especial e Professor do Ensino Superior. Curioso por conhecer as questões da cognição e da subjetividade, comecei ensinando às crianças e de uns anos para cá me dedico exclusivamente à formação docente. Não trato a ciência como saber absoluto, por isso tenho me aproximado das artes, da filosofia e da psicanálise enquanto campos de estudo que dialogam com a educação. Pode parecer clichê, mas não custa lembrar: a vida é maior que o currículo Lattes!

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Dutra-Pereira, F. K., & Tinôco, S. (2025). Cartografias do Projeto de Vida: subjetividades, controles e resistências no Novo Ensino Médio. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 40–55. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS03