Educação sob a égide do neoliberalismo: Projeto de Vida e a fragilização da formação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS06

Resumo

O artigo busca analisar criticamente como os valores neoliberais influenciam o componente curricular Projeto de Vida, inserido na Reforma do Ensino Médio. A partir de uma abordagem teórico-metodológica fundamentada em Foucault e na análise de políticas educacionais de Stephen Ball, o estudo investiga como o discurso neoliberal molda a proposta pedagógica do Projeto de Vida, destacando a ênfase na responsabilização individual e na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. A pesquisa evidencia a tensão entre a formação integral preconizada pelas diretrizes educacionais e a prática que prioriza competências relacionadas à produtividade e ao empreendedorismo de si. O artigo argumenta que essa orientação enfraquece a dimensão crítica e humanista da educação, transformando o espaço escolar em um meio de reprodução das lógicas do capital.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba

Regina Alice Rodrigues Araújo Costa, Instituto Federal da Paraíba

Doutora em Educação, Mestra em Direitos Humanos, Especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero, Bacharel em Direito, servidora do Instituto Federal da Paraíba.

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui Licenciatura em Pedagogia (1994), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Pós-doutorado realizado no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2023). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como docente da Educação Básica a rede estadual de ensino da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, ensino médio, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES. Faz parte da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional. Primeira Secretária da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPED) na gestão 2023-2025.

Referências

ARAÚJO, Micilane Pereira de. O público e o privado no processo de expansão da política de educação integral de Pernambuco: Uma Análise do Currículo, da Oferta Educacional e da Gestão das Escolas de Referência em Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. UFPE, 2020.

BALL, S. J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, S. J. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, London, v. 9, n. 2, p. 1- 29. 1994.

BRASIL. PL 844/2022. Concede vale (voucher) educacional a estudantes da educação básica com recursos oriundos do FUNDEB. Brasília, Câmara dos Deputados, 2022.

BRASIL. PL 1930/2019. Revoga a Lei nº 12.612, de 13 de abril 2012, que declara Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Brasília, Câmara dos Deputados, 2019.

BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. PL 1859/2015. Acrescenta Parágrafo único ao artigo 3º da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Brasília, Câmara dos Deputados, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

BROWN, W. Undoing the demos: neoliberalism’s stealth revolution. New York: Zone Books, 2016.

BROWN, Wendy. Cidadania Sacrificial - Neoliberalismo, capital humano e políticas de austeridade. Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2018.

BROWN, Wendy. Undoing the Demos: Neoliberalism ́s Stealth Revolution. New York: Zone Books, 2015.

CARVALHO, L. E. P.; RODRIGUES, R. B. F. Gerencialismo privado na educação pública: o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) na Paraíba. In:ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: POLÍTICAS, LINGUAGENS E TRAJETÓRIAS, 14., 2019. Anais [...] São Paulo: Unicamp, 2019. p. 4261-4274. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3237/3102. Acesso em: 15 out. 2022.

COSTA, Regina Alice Rodrigues Araújo. Neoliberalismo e neoconservadorismo nas políticas educacionais brasileiras: os discursos do movimento Escola Sem Partido. 2023. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023.

COLOMBO, Luiza Rabelo. A frente liberal-ultraconservadora no brasil – reflexões sobre e para além do movimento escola sem partido. 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DISTRITO. EdTech Report. São Paulo: Distrito, 2024. Disponível em: https://pitchdeck.hypermatic.com/slides/u_ME95SDdTUEVReFZlR29oNGd0UnotbHZkeHZkeTEzOTQyNg==/?token=bTRWX0JZdipPJG1iZXY%3D&utm_campaign=edtech_report_2024&utm_medium=email&_hsenc=p2ANqtz-_6LbpkPxZHCqZEdGCrYzpuTnE6rIhtftefpukIW0Vtkp74b5CS_lfkN5OFBbH0Plx8I0grHy3wVQBuZiyjPAtaFyRRxw&_hsmi=304156012&utm_content=304156012&utm_source=hs_automation. Acesso em: 20 jun. 2024.

ELIAS, André Felipe Dutra Martins Rocha. Do planejamento educacional à gestão por incentivos: percursos da economia da educação e seus rastros neoliberais. 2019. 207f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo.

FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurídicas. 2.ed. Rio de Janeiro: Nau Ed., 1999.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no College France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Polemics, Politics and Problematizations. In: RABINOW, Paul (ed.). The Foucault Reader. Nova Iorque: Pantheon Books, 1986.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: o nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GIROTTO, E. D. Dos PCNs à BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Geo UERJ, Rio de Janeiro, 2017.

GADELHA, Sylvio. Desempenho, gestão, visibilidade e tecnologias como vetores estratégicos de regulação e controle de condutas na contemporaneidade. Educar em Revista, Curitiba, n. 66, p. 113-139, 2017.

GROSS, Denise B. Institutos liberais, neoliberalismo e políticas públicas na nova república. Revista brasileira de ciências sociais, v. 19, n. 54, 2004.

ICE. Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Um novo jeito de ver, sentir e cuidar dos estudantes brasileiros. ICE, [s. l.], 2021. Disponível em: https://icebrasil.org.br/escola-da-escolha/. Acesso em: 4 jun. 2021.

INSTITUTO MILLENIUM. Quem somos (2023). Disponível em: https://www.institutomillenium.org.br/sobre-nos/. Acesso em: 30 jan. 2023.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

MACEDO, E. F. de, & SILVA, M. S. da. A promessa neoliberal-conservadora nas políticas curriculares para o Ensino Médio: felicidade como projeto de vida: promesa neoliberal-conservadora en las políticas curriculares del bachillerato: la felicidad como propósito de vida. Revista Educação Especial, v. 35, e55/1–23, 2022.

REIS, Diego dos Santos. A arte neoliberal de governar e a teoria do capital humano: perspectivas críticas em educação e trabalho. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1076-1093, set - dez 2020.

SILVA, Marco Antonio Morgado; DANZA, Hanna Cebel. Projeto de vida e identidade: Articulações e implicações para a educação. Educação em Revista, v. 38, p. 1-21, 2022.

SANTOS, Marcos Ricardo dos; CAMARGO, Anamaria; REGAZZINI, Leonardo. Um plano Robin Hood para a educação no Brasil: uma estratégia para melhorar a equidade e a qualidade do ensino sem aumentar o gasto público. [s.d.]. Disponível em: https://institutomillenium.org.br/wp-content/uploads/2023/05/2LO_PAPER_EDICAO-11_CAI.pdf. Acesso em: 08 jan. 2025.

UNGER, Lynna Gabriella Silva; BERTOLDO, Tássia Alexandre TeixeiraL; CARDOSO, Lívia de Rezende.

A Escola da Escolha e suas produções curriculares para a juventude, o futuro e a diferença. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 1603-1632, out./dez. 2022.

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Rodrigues, A. M., Costa, R. A. R. A., & Rodrigues, A. C. da S. (2025). Educação sob a égide do neoliberalismo: Projeto de Vida e a fragilização da formação integral. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 106–122. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS06