Educação sob a égide do neoliberalismo: Projeto de Vida e a fragilização da formação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS06

Resumo

O artigo busca analisar criticamente como os valores neoliberais influenciam o componente curricular Projeto de Vida, inserido na Reforma do Ensino Médio. A partir de uma abordagem teórico-metodológica fundamentada em Foucault e na análise de políticas educacionais de Stephen Ball, o estudo investiga como o discurso neoliberal molda a proposta pedagógica do Projeto de Vida, destacando a ênfase na responsabilização individual e na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. A pesquisa evidencia a tensão entre a formação integral preconizada pelas diretrizes educacionais e a prática que prioriza competências relacionadas à produtividade e ao empreendedorismo de si. O artigo argumenta que essa orientação enfraquece a dimensão crítica e humanista da educação, transformando o espaço escolar em um meio de reprodução das lógicas do capital.

 

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Biografia do Autor

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba

Regina Alice Rodrigues Araújo Costa, Instituto Federal da Paraíba

Doutora em Educação, Mestra em Direitos Humanos, Especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero, Bacharel em Direito, servidora do Instituto Federal da Paraíba.

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui Licenciatura em Pedagogia (1994), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Pós-doutorado realizado no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2023). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como docente da Educação Básica a rede estadual de ensino da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, ensino médio, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES. Faz parte da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional. Primeira Secretária da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPED) na gestão 2023-2025.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Rodrigues, A. M., Costa, R. A. R. A., & Rodrigues, A. C. da S. (2025). Educação sob a égide do neoliberalismo: Projeto de Vida e a fragilização da formação integral. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 106–122. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS06