Revista Nova Escola e o Projeto de Vida: Ajustamento ao Capital e a construção da Hegemonia sobre as juventudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS04

Resumo

O presente artigo examina criticamente como a Fundação Lemann, por meio da revista e plataforma digital Nova Escola, influencia e operacionaliza a implementação do Projeto de Vida nas escolas brasileiras. A metodologia adotada é de caráter descritivo-interpretativo, com o objetivo de compreender como a linguagem hegemônica neoliberal se manifesta em veículos de comunicação voltados à educação. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa consiste em cinco reportagens publicadas no site Nova Escola, selecionadas com base no descritor “Projeto de Vida” e com foco específico no Ensino Médio, abrangendo o período de 2019 a 2022. O embasamento teórico é fundamentado em autores como Laval (2019), Dardot e Laval (2016), Shiroma, Campos e Garcia (2005), entre outros. A investigação revela que a Nova Escola promove o Projeto de Vida como parte de um movimento mais amplo vinculado à BNCC e às agendas de reforma do Ensino Médio, reforçando uma hegemonia neoliberal. Ao apresentar conteúdos de modo simplificado e acrítico, a plataforma contribui para moldar professores e estudantes às demandas do mercado, alinhando-se à lógica de interesses empresariais e mercadológicos.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Baruffi, Pontíficia Universidade Católica do Paraná

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUCPR

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem de São José de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Genebra/Suíça. É membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional, foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR - 2015-2017. Foi professora do Curso de Enfermagem da UFPR e Coordenadora do Curso de Enfermagem - 1986/1988. Foi Coordenadora Geral dos Estágios da UFPR - 1990/1994 e Representante do Setor de Saúde no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR 1990/1994. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas educacionais, acesso à educação, formação de professores e represemtações sociais.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Baruffi, P. P., & Gisi, M. L. (2025). Revista Nova Escola e o Projeto de Vida: Ajustamento ao Capital e a construção da Hegemonia sobre as juventudes. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 72–85. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS04