Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de temas de Geociências na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO01

Resumo

O presente trabalho busca analisar aspectos da identidade epistemológica das Geociências, bem como das particularidades de seu ensino, entendendo-os como elementos relevantes para os debates sobre a formação e sobre a prática docente. A fim de embasar essas reflexões serão descritos os resultados de um processo de revisão narrativa de parte da produção realizada nos últimos vinte anos voltadas à temática em destaque. A leitura dos trabalhos permitiu identificarmos importantes elementos para esse debate: Ao abordar a identidade das Geociências, os autores destacam sua relação com a empiria, seu caráter histórico e experimental e sua correlação com outros campos do saber. Ao abordar seu ensino, reforçam sua relevância para a formação de cidadãos conscientes acerca de temas científicos e para seu papel na promoção de uma aprendizagem sistêmica e multidisciplinar das ciências. No que se refere à formação específica de professores da educação básica para atuação no ensino de Geociências, os trabalhos demonstram a necessidade de refletir sobre possíveis mudanças estruturais na capacitação inicial acadêmica, da mesma forma como buscam refletir e construir novas experiências de formação continuada.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Bonini da Silva , UFRJ

Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2023). Especialista em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI/2023). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2019).

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, UFRJ

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Bonini da Silva , P. H., & Coimbra de Rezende Filho, L. A. (2025). Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de temas de Geociências na educação básica. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 258–271. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO01