Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de temas de Geociências na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO01Resumo
O presente trabalho busca analisar aspectos da identidade epistemológica das Geociências, bem como das particularidades de seu ensino, entendendo-os como elementos relevantes para os debates sobre a formação e sobre a prática docente. A fim de embasar essas reflexões serão descritos os resultados de um processo de revisão narrativa de parte da produção realizada nos últimos vinte anos voltadas à temática em destaque. A leitura dos trabalhos permitiu identificarmos importantes elementos para esse debate: Ao abordar a identidade das Geociências, os autores destacam sua relação com a empiria, seu caráter histórico e experimental e sua correlação com outros campos do saber. Ao abordar seu ensino, reforçam sua relevância para a formação de cidadãos conscientes acerca de temas científicos e para seu papel na promoção de uma aprendizagem sistêmica e multidisciplinar das ciências. No que se refere à formação específica de professores da educação básica para atuação no ensino de Geociências, os trabalhos demonstram a necessidade de refletir sobre possíveis mudanças estruturais na capacitação inicial acadêmica, da mesma forma como buscam refletir e construir novas experiências de formação continuada.
Downloads
Referências
ABRÃO, R. K.; ADAMATTI, D. F. As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 305 - 3214, 2015.
ALMEIDA, M.; NARDI, R.. Relações entre pesquisa em ensino de Ciências e formação de professores: algumas representações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 335-349, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
COMPIANI, M. As Geociências no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o tema “Formação do universo”. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, p.255. 1996.
COMPIANI, M.. Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores. Geologia USP. Publicação Especial, São Paulo, v. 3, p. 13-30, 2005.
ERNESTO, M., CORDANI, U. G., CARNEIRO, C. D. R., DIAS, M. A. F. S., MENDONÇA, C. A., & BRAGA, E. S. (2018). Perspectivas no ensino de Geociências. Estudos Avançados, 32., n. 94, p. 331-343, dez. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
MARTINS, J.; CARNEIRO, C.. Contribuições do ensino de Geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores. Terrae Didatica, Campinas, v. 10, p. 368-377, 2014.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva vol. 14 n. 1. São Paulo Jan./Mar. 2000, p. 85-93.
LOPES, C. S. ; PONTUSCHKA, N. N. . Estudo do Meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, p. 173/1814122009-191, 2009.
MARTINS, J.; CARNEIRO, C.. Contribuições do ensino de Geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores. Terrae Didatica, Campinas, v. 10, p.368-377, 2014.
OLIVEIRA, L. A.S. ; BACCI, D.C. ; SOARES, D. B. ; SILVA, D. F. . O ensino de Geociências e a formação de professores: experiências de um processo de aprendizagem. In: ENDIPE, 2012, Campinas, SP. Anais do Encontro de, 2012.
PATACA, E.. Formação de professores em Geociências e educação ambiental na universidade de São Paulo. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp. 2464-2467, 2009.
REIS, R. S. ; LEITE, B. S. ; LEAO, M. B. C. Apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016). RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 15, p. 1, 2017.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 20,n. 2, jun. 2007.
SANTOS, V.; JACOBI, P. R.. Educação, ambiente e aprendizagem social: metodologias participativas para geoconservação e sustentabilidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 522-540, 2017.
SERRA, H. Formação de professores e formação para o ensino de ciências. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 2, p. 24-36, 2012.
SIGNORETTI, V.; CARNEIRO, C.. As Geociências e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na interface Ensinar-Aprender. Revista Terrae Didatica, Campinas, v. 10, p. 466-473, 2014.
SICCA, N. A. L.; GONCALVES, P. W. ; FERNANDES, M. C. S. G. ; ALVES, M. A. R. ; SANTOS, M. J. ; CANESIN, M. B. S. ; CORTE, M. M. A. L. ; FIGUEIREDO, R. L. . Interfaces currículo do ensino médio e Geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativa. Terrae Didatica (Impresso), v. 10, p. 357-367, 2014.
SILVA, H. C. ; GONCALVES, P. W. ; BACCI, D.. Relações entre conteúdo e forma de conhecimentos e práticas pedagógicas em geociências imaginário de futuros professores numa disciplina de licenciatura.. Educar em Revista. 2009.
VALE, J. M. F. Educação Científica e Sociedade . Ciência Contemporânea e Ensino, p. 6-13, 1995.
VILLANI, C. E. P. ; NASCIMENTO, S. S. . Argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre - RS, v. 8, n.3, p. 187/3-209, 2003.
ZIMMERMANN, N.; DA CÉSAR, H. Imaginários e discursos de professores sobre leitura no ensino de ciências/ Geociências: algumas condições de produção. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Barcelona, p. 1203-1207, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Editora Universitária Champagnat

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.