Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de temas de Geociências na educação básica
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO01Résumé
O presente trabalho busca analisar aspectos da identidade epistemológica das Geociências, bem como das particularidades de seu ensino, entendendo-os como elementos relevantes para os debates sobre a formação e sobre a prática docente. A fim de embasar essas reflexões serão descritos os resultados de um processo de revisão narrativa de parte da produção realizada nos últimos vinte anos voltadas à temática em destaque. A leitura dos trabalhos permitiu identificarmos importantes elementos para esse debate: Ao abordar a identidade das Geociências, os autores destacam sua relação com a empiria, seu caráter histórico e experimental e sua correlação com outros campos do saber. Ao abordar seu ensino, reforçam sua relevância para a formação de cidadãos conscientes acerca de temas científicos e para seu papel na promoção de uma aprendizagem sistêmica e multidisciplinar das ciências. No que se refere à formação específica de professores da educação básica para atuação no ensino de Geociências, os trabalhos demonstram a necessidade de refletir sobre possíveis mudanças estruturais na capacitação inicial acadêmica, da mesma forma como buscam refletir e construir novas experiências de formação continuada.
Téléchargements
Références
ABRÃO, R. K.; ADAMATTI, D. F. As novas tecnologias da informação e comunicação e a atividade experimental no ensino de ciências. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 305 - 3214, 2015.
ALMEIDA, M.; NARDI, R.. Relações entre pesquisa em ensino de Ciências e formação de professores: algumas representações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 335-349, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
COMPIANI, M. As Geociências no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o tema “Formação do universo”. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, p.255. 1996.
COMPIANI, M.. Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores. Geologia USP. Publicação Especial, São Paulo, v. 3, p. 13-30, 2005.
ERNESTO, M., CORDANI, U. G., CARNEIRO, C. D. R., DIAS, M. A. F. S., MENDONÇA, C. A., & BRAGA, E. S. (2018). Perspectivas no ensino de Geociências. Estudos Avançados, 32., n. 94, p. 331-343, dez. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
MARTINS, J.; CARNEIRO, C.. Contribuições do ensino de Geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores. Terrae Didatica, Campinas, v. 10, p. 368-377, 2014.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva vol. 14 n. 1. São Paulo Jan./Mar. 2000, p. 85-93.
LOPES, C. S. ; PONTUSCHKA, N. N. . Estudo do Meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, p. 173/1814122009-191, 2009.
MARTINS, J.; CARNEIRO, C.. Contribuições do ensino de Geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores. Terrae Didatica, Campinas, v. 10, p.368-377, 2014.
OLIVEIRA, L. A.S. ; BACCI, D.C. ; SOARES, D. B. ; SILVA, D. F. . O ensino de Geociências e a formação de professores: experiências de um processo de aprendizagem. In: ENDIPE, 2012, Campinas, SP. Anais do Encontro de, 2012.
PATACA, E.. Formação de professores em Geociências e educação ambiental na universidade de São Paulo. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp. 2464-2467, 2009.
REIS, R. S. ; LEITE, B. S. ; LEAO, M. B. C. Apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016). RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 15, p. 1, 2017.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 20,n. 2, jun. 2007.
SANTOS, V.; JACOBI, P. R.. Educação, ambiente e aprendizagem social: metodologias participativas para geoconservação e sustentabilidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 522-540, 2017.
SERRA, H. Formação de professores e formação para o ensino de ciências. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 2, p. 24-36, 2012.
SIGNORETTI, V.; CARNEIRO, C.. As Geociências e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na interface Ensinar-Aprender. Revista Terrae Didatica, Campinas, v. 10, p. 466-473, 2014.
SICCA, N. A. L.; GONCALVES, P. W. ; FERNANDES, M. C. S. G. ; ALVES, M. A. R. ; SANTOS, M. J. ; CANESIN, M. B. S. ; CORTE, M. M. A. L. ; FIGUEIREDO, R. L. . Interfaces currículo do ensino médio e Geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativa. Terrae Didatica (Impresso), v. 10, p. 357-367, 2014.
SILVA, H. C. ; GONCALVES, P. W. ; BACCI, D.. Relações entre conteúdo e forma de conhecimentos e práticas pedagógicas em geociências imaginário de futuros professores numa disciplina de licenciatura.. Educar em Revista. 2009.
VALE, J. M. F. Educação Científica e Sociedade . Ciência Contemporânea e Ensino, p. 6-13, 1995.
VILLANI, C. E. P. ; NASCIMENTO, S. S. . Argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre - RS, v. 8, n.3, p. 187/3-209, 2003.
ZIMMERMANN, N.; DA CÉSAR, H. Imaginários e discursos de professores sobre leitura no ensino de ciências/ Geociências: algumas condições de produção. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Barcelona, p. 1203-1207, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Editora Universitária Champagnat 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.