Representações sociais de professores da Amazônia paraense sobre a perspectiva de Projeto de Vida para jovens do ensino médio

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DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS08

Resumo

O texto tem por objetivo examinar a representação social de professores da Amazônia paraense em relação às suas competências específicas da docência e a perspectiva de projeto de vida de jovens do ensino médio. A metodologia está pautada na pesquisa bibliográfica com auxílio do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais (TRS), além de um grupo focal com professores de três escolas localizadas no estado do Pará sendo uma pública, uma da rede particular e outra pública vinculada à rede federal. Os resultados relevaram que as representações sociais dos professores, manifestas a partir de distintos problemas realçados pelo grupo focal, revelam que os professores, independente do conhecimento do contexto e da habilidade para o planejamento das ações de ensino, se sentem responsáveis pelas escolhas dos alunos, referendam o princípio de que todos são capazes de aprender, manifestando que se sentem co-autores dos projetos de vida dos estudantes.

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Biografia do Autor

Emina Márcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará vinculada ao Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Líder do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH).

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Par´á

Doutor em Educação. Professor da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Vasconcelos Pereira, M. do S., Márcia Nery dos Santos, E., & Willams Campos Lima, F. (2025). Representações sociais de professores da Amazônia paraense sobre a perspectiva de Projeto de Vida para jovens do ensino médio. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 139–152. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS08