A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de música no Brasil: concepções e influências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO02

Resumo

O presente artigo trata das influências das concepções educacionais presentes nas legislações brasileiras para a educação musical a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é responsável pelos conteúdos e abordagens na Educação Básica e, por essa razão, o artigo aborda suas influências e concepções para a educação musical e seus desdobramentos para a formação de professores de música. A problemática que emerge da pesquisa é desvelar quais as influências não explícitas presentes nas concepções educacionais na BNCC que podem influenciar a formação de professores de música para a atuação no contexto escolar. A partir dessa questão, o artigo busca apresentar as principais fontes de influências e concepções presentes na BNCC que impactam na formação do professor de música para o contexto escolar, considerando não só as disposições explícitas na normativa que tratam especificamente de música. Também são considerados outros aspectos técnicos apresentados pela normativa para a formação de professores em geral, levando em conta legislações complementares. A metodologia que fundamenta o artigo está embasada na Hermenêutica crítica de Ricoeur (1990).

 

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Biografia do Autor

Tadeu Malaquias, PUCPR

Doutor em Educação pela PUCPR (bolsista CAPES) e graduado no curso de Licenciatura em Música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR).

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (retirado de Lattes). 

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Malaquias, T., & Dudeque Pianovski Vieira , A. M. (2025). A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de música no Brasil: concepções e influências. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 272–290. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO02