As identidades do professor de inglês no ensino médio integral: entre a língua estrangeira e o projeto de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS13

Resumo

Este artigo analisa as identidades dos professores de inglês no Ensino Médio Integral do estado de Sergipe, destacando os impactos da disciplina Projeto de Vida quando esta é parte da carga horária docente. O problema investigado é a tensão gerada pela sobrecarga do professor, que precisa ensinar uma língua estrangeira e, ao mesmo tempo, guiar os alunos na construção de seus projetos de vida, ainda que esta disciplina não tenha sido parte da sua formação inicial. A pesquisa foi conduzida a partir de uma metodologia qualitativa, com análise de documentos (Sergipe, 2016) e entrevistas com professores de inglês a fim de compreender como essas exigências moldam as subjetividades docentes dentro de um contexto de racionalidade neoliberal (Laval, 2020). Os principais resultados indicam que o Projeto de Vida reforça práticas de controle e subjetivação neoliberal, mas também pode ser ressignificado como um espaço de resistência pedagógica (Gallo, 2008). Conclui-se que os professores enfrentam um dilema entre seu papel tradicional e as novas demandas emocionais e formativas, com oportunidades para práticas pedagógicas críticas.

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Biografia do Autor

Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2023 com mobilidade acadêmica entre UFS-UFMG, mestra em Letras pela UFS (2015) com bolsa CAPES.

Dr. Thadeu Teles, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto II do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Neri Santos Teles, G. C., & Souza Teles, T. V. (2025). As identidades do professor de inglês no ensino médio integral: entre a língua estrangeira e o projeto de vida. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 227–240. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS13