O penduricalho do projeto de vida no novo Ensino Médio Gaúcho o proposto pelo Referencial Curricular Gaúcho e o vivido pelos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS10

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar as consonâncias e discrepâncias entre o que é proposto pela política e o que é vivido no cotidiano escolar, confrontando o que é anunciado no projeto de vida, como eixo articulador do RCGEM, e a visão dos estudantes do ensino médio. O estudo busca responder a seguinte pergunta: qual a percepção dos estudantes gaúchos a respeito do componente curricular do projeto de vida? Trata-se de uma pesquisa básica, exploratória e de abordagem qualitativa-quantitativa, delineada em um estudo de caso com dez escolas que fizeram parte do projeto piloto de implementação do novo ensino médio no Rio Grande do Sul. Dentre as conclusões do estudo, é possível afirmar que o reconhecimento do projeto de vida enquanto princípio educativo ainda precisa ser aperfeiçoado, pois se torna uma espécie de adorno para chamar atenção e que ainda precisa mostrar o seu potencial inovador e sua factibilidade.

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Biografia do Autor

Carina Tonieto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Ibirubá - Rio Grande do Sul – Brasil.

Pós-doutorado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais na Universidade de Passo Fundo. Professora  e pesquisadora no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus de Ibirubá). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto “A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”.

Altair Alberto Fávero, Professor e Pesquisador CNPQ – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Pesquisador Produtividade do CNPq, possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/PPGEduUPF) e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GIEPES/Unicamp). Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto “A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”.

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo – Rio Grande do Sul – Brasil

Doutoranda em Educação (Bolsista CAPES) pelo PPGEdu/UPF na linha de Políticas Educacionais, Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo PPGEdu/UPF na linha de Políticas Educacionais, Especialista em Supervisão Educacional (UPF), graduada em Letras – Português, Inglês e respectivas literaturas (UPF). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa “Políticas para Docência Universitária” e “Políticas Curriculares para o Ensino Médio”.

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul – Brasil

Doutor em Educação (Bolsista CAPES) pelo PPGEdu/UPF na linha de Políticas Educacionais. Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo PPGEdu/UPF na linha de Políticas Educacionais; especialista em Espiritualidade (Itepa Faculdades). Licenciado em Filosofia (UPF). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa “Políticas para Docência Universitária” e “Políticas para o Ensino Médio”.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Tonieto, C., Fávero, A. A., Simon Bellenzier, C., & Bufon Centenaro, J. (2025). O penduricalho do projeto de vida no novo Ensino Médio Gaúcho o proposto pelo Referencial Curricular Gaúcho e o vivido pelos estudantes. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 173–191. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS10