El colgante del proyecto de vida en la nueva Educación Secundaria Gaucha: la proposición hecha por el Referencial Curricular Gaucho e lo vivenciado por los estudiantes
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS10Resumen
El presente artículo tiene por objetivo el identificar las consonancias y las discrepancias entre lo que es propuesto por la política y lo que es vivenciado en el cotidiano escolar, confrontando lo que es anunciado en el proyecto de vida, como eje articulador del RCGEM y, la visión de los estudiantes de la Educación Secundaria. El estudio busca responder a la siguiente pregunta: ¿Cuál es la percepción de los estudiantes gauchos en relación al componente curricular del proyecto de vida? Se trata de una investigación básica, exploratoria y de abordaje cualitativa-cuantitativa, construida en un estudio de caso, con diez escuelas que hicieron parte del proyecto piloto de implementación de la nueva Educación Secundaria, en el Rio Grande do Sul. Dentro de las conclusiones del estudio, es posible afirmar que el reconocimiento del proyecto de vida en cuanto a principio educativo aún necesita ser perfeccionado, pues se vuelve una especie de adorno para llamar la atención y, que aún necesita enseñar su potencial innovador y su factibilidad.
Descargas
Citas
ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educação e Pesquisa, n. 41, v.2, p. 375-390, abr./jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015021851. Acesso em: 22 abr. 2023.
ARANTES, Valéria Amorim et al. Projetos de vida, juventude e educação moral. International Studies on Law and Education, v. 23, p. 77-94, maio/ago. 2016. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002724987. Acesso em: 22 abr. 2023.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARBOSA, Carlos Soares; PARANHOS, Michelle. O empreendedorismo como projeto de vida juvenil no ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Revista Trabalho Necessário, v. 21, n. 44, p. 01-27, 2023.Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57385. Acesso em: 22 abr. 2023.
BORGES, Anna Karolina Santoro. Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes. Tese (Doutorado) — Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2023. Disponível em: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/16818. Acesso em: 22 abr. 2023.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC e Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 30 abr. 2023.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília. DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2023.
BRASIL. Guia de implementação do novo ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Consed, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio. Acesso em: 30 abr. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 28 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Presidência da República. Casa Civil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 15 ago. 2023.
CAÚ, José Nildo Alves. A juventude do curso técnico integrado em agropecuária do IFPE: desejos, expectativas e experiências vivenciadas para construção do seu projeto de vida. Tese (Doutorado) — Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25209. Acesso em: 22 abr. 2023.
CHARLOT, Bernad. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DAYRELL, Juarez Tarcisio; JESUS, Rodrigo Ednilson de. Juventude, ensino médio e os processos de exclusão escolar. Educação & Sociedade, v. 37, p. 407-423, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vDyjXnzDWz5VsFKFzVytpMp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2023.
DAYRELL, Juarez. A juventude e suas escolhas: as relações entre projeto de vida e escola. In: VIEIRA, Maria Manuel; RESENDE, José; NOGUEIRA, Maria Alice; DAYRELL, Juarez; MARTINS, Alexandre; CALHA, António. Habitar a escola e as suas margens. Portalegre/PT: Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26489/rvs.v31i42.5. Acesso em: 22 abr. 2023.
FALCÃO, Nadia Maciel Falcão; CALDAS, Rafaela Silva Marinho Caldas; BARROS, Ellen Belmonte. Juventude e Projeto de Vida na Reforma do Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14360,
15 abr. 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14360. Acesso em: 22 abr. 2023.
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; BELLENZIER, Caroline Simon; BUKOWSKI, Chaiane. A colcha de retalhos do Projeto de Vida no Ensino Médio Gaúcho. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 42, n.4, p.1-20, out./dez, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/98517. Acesso em: 28 jan. 2025.
FÁVERO, Altair Alberto [et al.]. O protagonismo dos estudantes na reforma do ensino médio: de que protagonismo estamos falando? In: KÖRBES, Clecí; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SILVA, Monica Ribeiro da; BARBOSA, Renata Peres. (Org.). Ensino médio em pesquisa. Curitiba: CRV, 2022. p. 215-228. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/369143551_O_PROTAGONISMO_DOS_ESTUDANTES_NA_REFORMA_DO_ENSINO_MEDIO_de_que_protagonismo_estamos_falando. Acesso em: 17 jun. 2023.
FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon; SANTOS, Antonio Pereira dos. A liberdade de escolha no Novo Ensino Médio: a percepção de gestores escolares quanto à proposta de flexibilização curricular. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, e14414, p. 1-17, 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14414/114117103. Acesso em: 17 jun. 23.
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro. O Neoliberalismo pedagógico como produto do sujeito empresarial: ameaças à democracia educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 233-250, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/favero-tonieto-consalter.html. Acesso em: 23. abr. 2023.
KRAEMER, Celso; OECHSLER, Fábio Richard. Analítica existencial e Projeto de Vida em Santa Catarina. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14326-e14326, 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14326. Acesso em: 22 abr. 2023.
LAMARÃO, M. V. M.; DE AZEVEDO CRUZ LAMOSA, R. O conformismo neoliberal e o empresariamento da educação. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, p. 01-15, 22 jul. 2022.
PROJETO. In: Michaelis — Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2023. disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/projeto. Acesso em: 23 abr. 23.
RIBEIRO, Eliane; MACEDO, Severine. Notas sobre políticas públicas de juventude no Brasil: conquistas e desafios. Revista de Ciencias Sociales, v. 31, n. 42, p. 107-126, jan./jun. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.26489/rvs.v31i42.5. Acesso em: 22 abr. 2023.
RICOEUR, Paul. A metáfora viva. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Ensino Médio. Secretaria de Estado da Educação: Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/24135335-referencial-curricular-gaucho-em.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.
SANTOS, Milaine Fernandes dos Santos. Projeto de vida: o que os estudantes do ensino médio de Cáceres, Mato Grosso, Brasil pensam sobre isso? Journal of Education, Science And Health – Jesh, v. 3, n. 2, p. 1-8, abr./jun., 2023. Disponível:www.jeshjournal.com.br. Acesso em: 22 abr. 2023
SEDUC/RS. Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Ensino Médio Gaúcho. SEDUC/RS, c2023. Disponível em: https://ensinomediogaucho.educacao.rs.gov.br/. Acesso em: 16 jun. 23.
SILVA, Francisco Vieira; BRUNET, Patrícia Diógenes de Melo; MOURA, Thâmara Soares de. “O futuro já começou”. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14253, 17 abr. 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14253. Acesso em: 22 abr. 2023.
SILVA, Gidalti Guedes da; MATOS, Helen Carla Santos de; BRITO, Renato Oliveira. Projeto de vida no ensino fundamental: desafios de implementação. Educação em Foco, v. 28, n. 1, p. e28005-e28005, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38783. Acesso em: 22 abr. 2023.
SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. Mapeamento das iniciativas de trabalho com Projeto de Vida e a pertinência da Educação para a Carreira. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 68-80, mai. 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/692. Acesso em: 22 abr. 2023.
TONIETO, Carina; BELLENZIER, Caroline; BUKOWSKI, Chaiane. As concepções dos estudantes em relação ao protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, e. 14398, p. 1-23, 2023. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/14398/114117105. Acesso em: 16 jun. 2023.
TROIAN, Alessandra; BREITENBACH, Raquel. A Questão da Juventude na Contemporaneidade: Estudo dos Projetos de Vida em Arroio do Tigre/RS. Desenvolvimento Em Questão, n. 16, v. 44, p. 260–284, jul./set. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.260-284. Acesso em: 22 abr. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Editora Universitária Champagnat

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.