O Ensino Médio e suas incertezas: Representações Sociais e a construção de Projetos de Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS07

Resumo

Este artigo relata uma investigação com 113 estudantes do Ensino Médio de cinco escolas públicas paulistas, buscando analisar as Representações Sociais (RS) relacionadas ao componente obrigatório “Projeto” de Vida. A pesquisa investigou como esses jovens se veem no presente e projetam suas expectativas para um futuro demarcado em 5 e 10 anos. A fundamentação teórica integrou a Teoria das Representações Sociais (TRS) com estudos sobre Imagem. A metodologia de triangulação de Apostolidis (2006) foi adotada, utilizando-se o desenho (método Panofsky), as palavras (Técnica de Associação Livre de Palavras) e os textos (software IRAMUTEQ) como técnicas de análise e coleta de dados. Os resultados revelaram referências simbólicas nas quais o “Dinheiro” representa estabilidade e conforto; o “Trabalho” é associado à autonomia e à independência; o “Sucesso” simboliza o equilíbrio entre várias áreas da vida; e a “Faculdade” é percebida como um investimento para um futuro promissor. Entretanto, os dados também revelam que essas aspirações carecem de reflexões contínuas e propostas de ações intencionais para sua concretização, criando uma falsa ilusão de um salto direto entre o presente e o futuro, como se os próximos 5 ou 10 anos pudessem ser projetados sem uma formação que possibilite a conscientização dos processos necessários para alcançar o que se deseja.

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Biografia do Autor

Sandra Lúcia Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo

Professora (Programa de Educação e Programa de Formação de Gestores Educacionais)  

Profª Drª Simone Oliveira Andrade Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Ferreira, S. L., & Oliveira Andrade Silva, S. (2025). O Ensino Médio e suas incertezas: Representações Sociais e a construção de Projetos de Vida. Revista Diálogo Educacional, 25(84), 123–138. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS07