Vol. 23 No 77 (2023): Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes

O objetivo deste dossiê é explorar iniciativas transformadoras na educação por meio da escolarização aberta, com base teórica e empírica em diversos cenários de aprendizagem formal, informal e não-formal.

Publiée: 2023-06-07

Apresentação

  • Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes

    Alexandra Okada, Miriam Struchiner, Maria Elizabeth Almeida, Thais Castro, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    627-637
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AP01

Dossiê

Artigos

  • A monitoria nos institutos federais concepções de estudantes e docentes do ensino médio integrado

    Rosiane Borges de Carvalho Lemos, Claudio Zarate Sanavria
    828-843
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO01
  • Tecnologia e histórias de vida emancipação freiriana nas disciplinas de inteligência artificial

    Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Luis Fernando Lopes
    844-860
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO02
  • Crianças como praticantes do cotidiano uma perspectiva metodológica para produção de conhecimentos com as infâncias

    André da Silva Mello, Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Rodrigo Lema Del Rio
    861-873
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO03
  • Educação, racionalidade e formação para os fins humanos

    Simone Corbiniano
    874-885
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO04
  • A natureza em Goethe Fonte constituidora da formação humana

    Eldon Henrique Mühl, Márcio Luiz Marangon
    886-898
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO05
  • Artes visuais e educação Ambiental uma experiência de formação docente em Campo Magro/PR

    Sonia Mara Samsel Geraldo, Valeria Ghisloti Iared
    899-912
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO06
  • Cinema e educação básica narrativas docentes

    Daniela da Silva, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
    913-928
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO07
  • Contribuições do ATLAS.ti para a qualidade de uma pesquisa qualitativa com o método da grounded theory

    Patrícia Meyer, Dilmeire Sant' Anna Ramos Vosgerau
    929-944
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO08
  • Desenvolvimento do Pensamento Computacional do preconizado pela BNCC à formação dos professores da Educação Básica

    Kheronn Khennedy Machado, Alessandra Dutra
    945-956
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO09
  • Avaliação do Desempenho Docente uma análise crítica das orientações e regulações nacionais e da rede estadual de educação do Tocantins

    Cleomar Locatelli
    957-970
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO10

Errata

  • Errata

    971
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.ER01