As disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio

um possível caminho para a Escolarização Aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS05

Resumo

O presente estudo busca refletir sobre como as disciplinas eletivas propostas pelo Novo Ensino Médio podem contribuir para tornar a Escolarização Aberta uma realidade na educação brasileira. Para isso, toma-se como ponto de partida os pressupostos Archer et al. (2015), Kowalski et al. (2021) e Okada e Sherborne (2018) para a conceitualização de Escolarização Aberta e para a apresentação do Projeto CONNECT. Além disso, faz-se uma análise dos documentos oficiais que regem a educação brasileira, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as contribuições das disciplinas eletivas para a discussão de temas atuais e pertinentes ao contexto dos estudantes. Para tanto, toma-se como objeto de análise as reflexões possibilitadas pelo relato de experiência das atividades realizadas durante uma disciplina intitulada “Entre utopias e distopias faz-se história”, ofertada em caráter eletivo para estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio de um colégio da rede privada de ensino, localizado na região metropolitana de Curitiba, Paraná. Também são analisadas as respostas de 18 estudantes dessa disciplina, coletadas via formulário online. As reflexões realizadas e os resultados alcançados demonstram que as disciplinas eletivas, por serem mais flexíveis e partirem de assuntos do interesse, permitem uma maior abertura do processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gabriele Sachinski, PUCPR

Graduada no Curso de Letras Português e Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em Segunda Graduação em Pedagogia, pelo Centro Universitário UNIFACEAR. Possui pós-graduações nas áreas de Produção de textos e em Literatura Brasileira. Atualmente, é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Durante a graduação, atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvendo, com ênfase nos estudos da Pragmática Linguística e da Semiótica visual. Em 2017, foi laureada com Prêmio Marcelino Champagnat, Mérito Acadêmico da turma de 2017, conferido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, desenvolve pesquisas relacionadas às novas metodologias de ensino, com foco nas áreas da Pesquisa e Inovação Sustentáveis, bem como do uso de tecnologias para a aprendizagem. Ademais, atua como Professora de Língua Portuguesa e Redação na Educação Básica.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, PUCPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE-PUCPR)

Patricia Lupion Torres, PUCPR

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Porto - Portugal, Coordenadora, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE-PUCPR)

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Sachinski, G., Pasternak Glitz Kowalski, R., & Lupion Torres, P. (2023). As disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio: um possível caminho para a Escolarização Aberta. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 730–745. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS05