The elective subjects in the New High School:
a possible way to Open Schooling
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS05Abstract
The present study seeks to reflect on how the elective disciplines proposed by the New High School can contribute to make Open Schooling a reality in Brazilian education. To do so, it takes as a starting point the assumptions of Archer et al. (2015), Kowalski et al. (2021) and Okada and Sherborne (2018) for the conceptualization of Open Schooling and for the presentation of the CONNECT Project. In addition, an analysis is made of the official documents that govern Brazilian education, in particular the National Common Curricular Base (BNCC) (BRASIL, 2018). The objective of this research is to reflect on the contributions of elective subjects to the discussion of current and relevant issues to the students' context. For this, it is taken as object of analysis the reflections enabled by the experience report of the activities performed during a discipline entitled "Between utopias and dystopias, history is made", offered as an elective to students of the 1st grade of the New High School of a private high school, located in the metropolitan area of Curitiba, Paraná. The answers of 18 students from this subject, collected through an online form, are also analyzed. The reflections made and the results achieved demonstrate that elective courses, by being more flexible and starting from subjects of interest, allow a greater opening of the teaching-learning process.
Downloads
References
ARCHER, L.; DAWSON, E.; DeWITT, J.; SEAKINS, A.; WONG, B. “Science capital”: A conceptual, methodological, and empirical argument for extending Bourdieu Sian notions of capital beyond the arts. Journal of Research in Science Teaching, n. 52, v. 7, p. 922-994, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.
Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 25 de junho de 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 23 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 23 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3 de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 21 de novembro de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 23 dez. 2022.
BRASIL. Guia de implantação do Novo Ensino Médio. Brasília, 2018b. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.
CAMELO, M. A. da C. A literatura infantil e infanto-juvenil em sala de aula e as questões curriculares. Revista Cocar,
v. 3, n. 6, 2009. p. 77-86. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/27. Acesso em:
abr. 2023.
CARA, D. Reforma do ensino médio é um retorno piorado à década de 1990. Sinpro-DF, Brasília, 2021.
Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/reforma-do-ensino-medio-e-um-retorno-piorado-a-decada-de-90/. Acesso em: 08 abr. 2023.
CONNECT. Sobre o CONNECT. 2020. Disponível em: <https://www.connect-science.net/pt-pt/about-the-project/>. Acesso em: 11 jan. 2022.
COSTIN, C. Reforma do Ensino Médio é um golpe contra a igualdade. El País, 09 fev. 2017. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/15/politica/1481826534_981926.html. Acesso em: 10 abr. 2023.
DIAS, P. Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. Educação, Formação & Tecnologia, Portugal: Universidade Aberta, v. 6, n. 2, p. 2-14, jul./dez. 2013.
KOWALSKI, R.; LUPION TORRES, P.; OLIVEIRA UNGARI, G. V.; GUEDES FERREIRA, J. Criação de Recursos Educacionais Abertos para Escolarização Aberta. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 2, p. 1-14, 30 dez. 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, [1986]2013.
NERHAUS, S. CONNECT – open scenarios report, 2021.
OKADA, A.; ROSA, L. Q. da.; SOUZA, M. V. de. Escolarização aberta com mapas de investigação na educação em rede: apoiando a pesquisa e inovação responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1,
p. e020054, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1439. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1439. Acesso em: 10 abr. 2023.
OKADA, A.; RODRIGUES, E. A Educação Aberta com Ciência Aberta e Escolarização Aberta para a Pesquisa e Inovação Responsáveis. In: TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. (Org.). Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. São Paulo: Blucher, 2018.
OKADA, A.; SHERBORNE, T. Equipping the Next Generation for Responsible Research and Innovation with Open Educational Resources, Open Courses, Open Communities and Open Schooling: An Impact Case Study in Brazil. Journal of Interactive Media in Education, n. 1, v. 18, pp. 1-15, 2018.
PAES DE BARROS, R. Inspirações para educação integral. Instituto Ayrton Senna, 16 set. 2016. Disponível em: http://www.institutoayrtonsenna.org.br/todas-as-noticias/inspiracoes-para-educacao-integral/. Acesso em: 08 abr. 2023.
PARANÁ. Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Curitiba, 2021. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf. Acesso em: 23 dez. 2022.
RAMOS, M. N. 5 polêmicas sobre a nova reforma do Ensino Médio. [Entrevista concedida a] Mariana Della Barba. BBC Brasil, 24 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/37463190. Acesso em: 10 abr. 2023.
SACHINSKI, G. P. Contribuições da pesquisa e inovação responsáveis (RRI) para o desenvolvimento dos multiletramentos do aluno do ensino médio: possibilidades no ensino de língua portuguesa. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2022.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2015.
YIN, R. K. Case study: planning and methods. (2end ed.) Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.