Crianças como praticantes do cotidiano

uma perspectiva metodológica para produção de conhecimentos com as infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO03

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de prática em Michel de Certeau e a sua aplicabilidade em pesquisas com as crianças. Trata-se de um estudo bibliográfico, que utilizou como fontes artigos, dissertações e teses decorrentes de investigações desenvolvidaos pelo Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif), entre os anos de 2012 e 2022. Em todas elas, os pesquisadores operaram com o conceito de prática do mencionado autor para compreender as produções culturais das crianças no contexto da Educação Infantil, tanto nas ações empreendidas junto com professores de Educação Física quanto nas ações espontâneas realizadas em diferentes espaços-tempos de instituições educativas da rede municipal de Vitória/ES. Nas pesquisas elencadas, as práticas infantis são evidenciadas por meio das seguintes categorias: consumo produtivo; estratégias e táticas; lugar e espaço; e enunciação. Os resultados mostram que as referidas categorias, também examinadas neste artigo, têm ajudado a reconhecer e a dar visibilidade às agencias infantis, contribuindo para retirar as crianças da condição de invisibilidade e de anomia social. Nesse sentido, as práticas cotidianas, propostas por Michael de Certeau, oferecem instrumental teórico-metodológico para enxergar as produções infantis e as suas autorias, superando os olhares que as veem apenas pelas suas ausências e suas incompletudes.

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Biografia do Autor

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007) e Pós-Doutor pelo Programa Associado em Educação Física da UEM/UEL (2019). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF). Coordenador Adjunto do Comitê de Ética de Pesquisas com Seres Humanos da UFES.

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com doutorado-sanduíche na Universidade do Minho em Portugal, no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC/UM). Professora do Colégio Pedro II (CPII/RJ). Membro do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/UFES).

Rodrigo Lema Del Rio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc). Vice-Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Mello, A. da S., Barbosa, R. F. M., & Lema Del Rio, R. (2023). Crianças como praticantes do cotidiano: uma perspectiva metodológica para produção de conhecimentos com as infâncias. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 861–873. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO03