Experiência articulada entre Design e Educação no Laboratório Experimental de Design sobre rodas em Cruzeiro/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS04

Resumo

O artigo examina a qualidade educacional de um projeto de extensão com a finalidade de desenvolver ações de formação emancipadora de estudantes, fundamentadas na metodologia do pensamento do Design/Design Thinking e desenvolvidas nos contextos da educação formal e não formal, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e escolarização aberta. As suas atividades sustentam-se no desafio de criar ideias inovadoras para problemas locais em regiões com contextos de desigualdades tecnológicas, educacionais, sociais, culturais e econômicas, incluindo aprendizes, especialistas e comunidade. Na primeira edição do Laboratório Experimental de Design (LEDE), 100 estudantes de Ensino Médio, Profissionalizante, e Tecnológico da cidade de Cruzeiro – SP participaram de workshops presenciais, enquanto dez estudantes do curso de graduação Tecnologia em Design Educacional da Unifesp, concomitantemente, participaram da proposta inserida em uma disciplina de seu curso. A análise deste relato é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio da pesquisa-ação. As observações apresentadas neste documento destacam que a metodologia do pensamento do Design, aplicada em contexto de desafio para a criação de soluções para um problema local, assim como as ações educacionais complementares nos metaversos, em ambientes preparados para a interação dos estudantes (laboratório de Design/SpatialChat), com integração entre grupos formados por diferentes origens, espaços e meios tecnológicos, trouxe impactos positivos ao demonstrar a capacidade dos grupos em desenvolver soluções, lidar com a diversidade de pensamentos e valorizar a alteridade no processo de aprender. A partir da análise sobre a manifestação desta abordagem educacional nos estudantes, o artigo propõe recomendações direcionadas aos docentes pesquisadores do Ensino Superior e aos agentes socioculturais e educacionais impactados localmente pelo projeto para o uso da metodologia do pensamento do Design no âmbito da educação emancipadora apoiada pela escolarização aberta.

 

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Biografia do Autor

Izabel Patrícia Meister, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura

Valéria Sperduti Lima, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997) e doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/ SP (2002). 

Nos anos de 2006 à 2011 foi professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e atuou em atividades de ensino, pesquisa e na coordenação pedagógica de cursos de graduação e de especialização na modalidade a distância; foi coordenadora de desenvolvimento de profissionais na UAB UFSCar. 

Em 2011 assumiu o cargo de docente na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, onde atua em cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento na modalidade a distância, principalmente com temáticas de avaliação e de formação de professores. 

A partir de 2021 tornou-se docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. 

Foi coordenadora de Desenvolvimento Docente da ProGrad UNIFESP no período de 2014 a 2019 e coordenadora geral da UAB UNIFESP desde novembro de 2018 até o momento.

Alessandro Faria, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professor Adjunto de Design na Universidade Federal de São Paulo | UNIFESP e Professor colaborador do Centro de Política e Economia do Setor público da FGV-SP.

Profissional com muito interesse nos aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento de produtos, serviços e modelagem de negócios. Desde 2010 aproxima o Design Thinking de instituições públicas, privadas, fundações e ONGs.

Mentor do Programa Inovativa Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Membro do Centro de Educação Transdisciplinar - CETRANS. Colaborador da Rede de Professores do Instituto de Cidadania Empresarial - ICE.

Desenhista e fabricante de coisas desde a infância

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Meister, I. P., Sperduti Lima, V., & dos Santos Faria, A. (2023). Experiência articulada entre Design e Educação no Laboratório Experimental de Design sobre rodas em Cruzeiro/SP. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 698–729. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS04