Experiência articulada entre Design e Educação no Laboratório Experimental de Design sobre rodas em Cruzeiro/SP
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS04Résumé
O artigo examina a qualidade educacional de um projeto de extensão com a finalidade de desenvolver ações de formação emancipadora de estudantes, fundamentadas na metodologia do pensamento do Design/Design Thinking e desenvolvidas nos contextos da educação formal e não formal, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e escolarização aberta. As suas atividades sustentam-se no desafio de criar ideias inovadoras para problemas locais em regiões com contextos de desigualdades tecnológicas, educacionais, sociais, culturais e econômicas, incluindo aprendizes, especialistas e comunidade. Na primeira edição do Laboratório Experimental de Design (LEDE), 100 estudantes de Ensino Médio, Profissionalizante, e Tecnológico da cidade de Cruzeiro – SP participaram de workshops presenciais, enquanto dez estudantes do curso de graduação Tecnologia em Design Educacional da Unifesp, concomitantemente, participaram da proposta inserida em uma disciplina de seu curso. A análise deste relato é de cunho qualitativo, desenvolvida por meio da pesquisa-ação. As observações apresentadas neste documento destacam que a metodologia do pensamento do Design, aplicada em contexto de desafio para a criação de soluções para um problema local, assim como as ações educacionais complementares nos metaversos, em ambientes preparados para a interação dos estudantes (laboratório de Design/SpatialChat), com integração entre grupos formados por diferentes origens, espaços e meios tecnológicos, trouxe impactos positivos ao demonstrar a capacidade dos grupos em desenvolver soluções, lidar com a diversidade de pensamentos e valorizar a alteridade no processo de aprender. A partir da análise sobre a manifestação desta abordagem educacional nos estudantes, o artigo propõe recomendações direcionadas aos docentes pesquisadores do Ensino Superior e aos agentes socioculturais e educacionais impactados localmente pelo projeto para o uso da metodologia do pensamento do Design no âmbito da educação emancipadora apoiada pela escolarização aberta.
Téléchargements
Références
AFLATOONY, L. WAKKARY, R. Thoughtful Thinkers: Secondary Schoolers’ Learning about Design Thinking. Vancouver, Canadá: Simon Fraser University, 2015. Disponível em: https://summit.sfu.ca/item/15249.
BARAN, P. On Distributed Communications: I. Introduction to Distributed Communications Networks. Santa Monica, CA: RAND Corporation, 1964. https://www.rand.org/pubs/research_memoranda/RM3420.html. Also available in print form.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.
BARDIN, L. L’Analyse de contenu. Paris: Presses Universitaires de France, 1977.
BUCHANAN, R. Wicked Problems in Design Thinking. Design Issues, v. 8, n. 2, pp. 5-21, Published by: The MIT Press, Spring, 1992.
BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2017.
BROWN, T. Design Thinking: Thinking like a designer can transform the way you develop products, services, processes—and even strategy. Boston, EUA: Harvard Business Review, 2008. Disponível em:https://readings.design/PDF/Tim%20Brown,%20Design%20Thinking.pdf.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3ª Ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CROSS, N.; DORST, K.; ROOZENBURG, N. Proceedings of a Workshop meeting held at the Faculty of Industrial Design Engineering, Delft University of Technology, The Netherlands, May 29-31, 1991. Delft: Delft University Press, 1991. Disponível em: https://repository.tudelft.nl/islandora/object/uuid:83a0d981-d053-4944-90af-3d165b9d079e?collection=research.
CROSS, N. Design Research: A Disciplined Conversation, Design Issues, v. 15 n. 1, pp. 5‐10, 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1511837.
CROSS, N. Designerly ways of knowing: design discipline versus design science. Design Issues, v. 17, n. 3 pp. 49-55, 2001. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/3281/.
DESIGN COUNCIL. Making life better by design. London, UK: Design Council, 2020. disponível em https://www.designcouncil.org.uk/our-work/our-impact/
EUROPEAN COMMISSION (EC). Open schooling and collaboration on science education, 2021. Disponível em: https://cordis.europa.eu/programme/id/H2020_SwafS-01-2018-2019-2020.
FARIA, A.; MEISTER, I.; LIMA, V. S. Plano de Trabalho LEDE | Laboratório Experimental de Design sobre Rodas UAB | Unifesp. Unifesp: São Paulo, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FURTADO, J. P. A avaliação participativa. In: OTERO, M. R. (org.). Contexto e prática da avaliação de iniciativas sociais no Brasil: temas atuais. São Paulo: Peirópolis, 2012, pp. 21-41.
GRUNSPAN, D. Z.; WIGGINS, B. L.; GOODREAU, S. M. Understanding Classrooms through Social Network Analysis:
A Primer for Social Network Analysis in Education Research. The American Society for Cell Biology - CBE—Life Sciences Education, v. 13, n. 2, pp. 167-178, 2017. Disponível em: https://www.lifescied.org/doi/10.1187/cbe.13-08-0162.
AÇÃO EDUCATIVA; UNICEF; PNUD; INEP-MEC (Coords.). Indicadores de qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.
KELLEY, T. Confiança Criativa – libere sua criatividade e implemente suas ideias. São Paulo: HSM Brasil, 2014.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
MARTINS, G. A. Estudo de Caso: Uma estratégia de pesquisa. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MEISTER, I.; OKADA, A. The knowledge in virtual networks with social media to promote open education: habitat of collective intelligences. EmRede Journal of Distance Education, v. 8, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/799.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7ª ed. São Paulo: Hucitec, 2000.
OKADA, A.; GRAY, P. A Climate Change and Sustainability Education Movement: Networks, Open Schooling, and the ‘CARE-KNOW-DO’ Framework. Sustainability v. 15, n. 3, 2356, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su15032356.
OKADA, A.; RODRIGUES, E. A Educação Aberta com Ciência Aberta e Escolarização Aberta para Pesquisa e Inovação Responsáveis, p. 41 -54. In: TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. de V. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2018.
OSTERWALDER, A. et al. Value Proposition Design – como construir propostas de valor inovadoras. Rio de Janeiro: HSM Brasil, 2014.
PATTON, M. Q. Qualitative evaluation and research methods. 2ª ed. Thousand Oaks: Sage; 1990.
RUSMANN, A.; EJSING-DUUN, S. When design thinking goes to school: A literature review of design competences for the K-12 level. Int J Technol Des Educ, v. 32, p 2063-2091, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s10798-021-09692-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10798-021-09692-4.
THIOLLENT, M. J.-M. Aspectos qualitativos da metodologia de pesquisa com objetivos de descrição, avaliação e reconstrução. Cad. Pesqui. [online], n. 49, pp. 45-50, 1984. ISSN 0100-1574.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.