Contribuições do ATLAS.ti para a qualidade de uma pesquisa qualitativa com o método da grounded theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO08

Resumo

Relatos que tragam e discutam detalhadamente a abordagem metodológica utilizada em uma pesquisa, sua aplicação e os procedimentos de coleta e de análise de dados são fundamentais para orientar o processo de tomada de decisão em futuros estudos. Contribuem também para torná-los mais consistentes, atendendo aos preceitos de qualidade na investigação qualitativa. Com o objetivo de compartilhar experiências e promover inovação nos procedimentos de análise qualitativa, descrevemos, neste artigo, as especificidades e contribuições do software ATLAS.ti em uma pesquisa do tipo teoria fundamentada, ou grounded theory, na Educação. Para tanto, apresentamos as principais características da teoria fundamentada, da qualidade em pesquisa qualitativa e do ATLAS.ti, e descrevemos o encaminhamento metodológico de uma pesquisa realizada em tese de doutorado. Conclui-se que, além da agilidade e do suporte para organizar os documentos quando se tem um grande volume de dados, o ATLAS.ti auxilia na execução do plano de análise, contribuindo para manter a proximidade com os dados já coletados com as idas e vindas à campo, um processo essencial para a realização da teoria fundamentada e para o fortalecimento do vínculo entre realidade e interpretação do pesquisador. A maior contribuição do software, no entanto, é na confirmação e transparência dos resultados, o que potencializa sua verificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Meyer, Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba. Brasil

Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba. Brasil. Doutora em Educação, e-mail: [email protected]

Dilmeire Sant' Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba. Brasil. PhD em Educação, e-mail: [email protected]

Referências

BRENNAND, E. G. de G.; LIMA, A. J. F. de. A contribuição de três tradições da teoria fundamentada para a pesquisa educacional. Cadernos de Educação, n.64, p.150-167, 2020.

CHARMAZ, K. A Construção da Teoria Fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed,

COUTINHO, C. P. A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa: questões relativas à fidelidade e validade. Educação Unisinos, v. 12, n. 1, p. 5-15, 2008. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5291.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa & projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

DIAZ-BAZO, C. Strategies to ensure the quality of qualitative research. The case of articles published in Education journals. Revista Lusofona de Educação, v. 44, n. 44, p. 29-45, 2019. Edicoes Universitarias Lusofonas. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/349/34962082004/index.html.

LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Beverly Hills, CA: Sage, 1985.

MEYER, P.; VOSGERAU, D. S. R. Princípios para concepção de um portal para o desenvolvimento profissional da docência na educação superior, 2018. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/341398?_ga=2.213708945.429914505.1684774699-1571785122.1676571428.

MEYER, P.; VOSGERAU, D. S. A. R. ; ZOPPO, B. M. ; LELIS, D. A. J. Retrato da pesquisa quando jovem: como se faz o pesquisador qualitativo. In: EYING, A. M.; COSTA, R. R. (Org.). Educação e formação de professores: inspirações, espaços e tempos. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2021, v. 1, p. 265-28.

NASCIMENTO, J. B. do; SILVEIRA C. F. ; CARDOSO, H. S. P; FREITAS, E. M. J. de. A teoria fundamentada em dados aplicada ao campo da educação superior. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. 1-16, 2021.

PRIGOL, E. L.; BEHRENS, M. A. Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, p. 1-20, 2019.

SAN MARTIN CANTERO, D. Teoría fundamentada y ATLAS.ti: recursos metodológicos para la investigación educativa Grounded Theory and Atlas.ti: Methodological Resources for Educational Research. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 16, n. 1, p. 104-122, 2014. Disponível em: http://redie.uabc.mx/vol16no1/contenido-sanmartin.html.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. 2nd ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TAROZZI, M. O que é a Grounded Theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis: Vozes, 2011.

VOSGERAU, D. S. R.; MEYER, P.; CONTRERAS, R. Análise de dados qualitativos nas pesquisas sobre formação de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 53, p. 909-935, 2017. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/9237.

WALTER, S. S.; BACH, T. M. Adeus papel, marca-textos, tesoura e cola: inovando o processo de análise de conteúdo por meio do Atlas.ti. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 275-308, 2015.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Meyer, P. ., & Sant’ Anna Ramos Vosgerau, D. (2023). Contribuições do ATLAS.ti para a qualidade de uma pesquisa qualitativa com o método da grounded theory. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 929–944. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO08