ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Brasil
  • Patrícia Meyer Instituto Federal do Paraná Campus Curitiba, Paraná, Brasil
  • Ricardo Contreras East Carolina University

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO10

Palavras-chave:

Análise de dados qualitativos, ATLAS.ti, Formação de professores

Resumo

Este artigo é fruto da palestra proferida no XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE na qual relatamos o processo de apropriação do software ATLAS.ti por estudantes de pós-graduação na condução do processo de análise de dados de suas pesquisas, apontando os desafios transpostos por eles, por meio da retomada das pesquisas qualitativas empreendidas. Em comum, os estudantes participaram da disciplina de “Análise de dados qualitativos utilizando recursos tecnológicos”, na PUCPR, ministrada desde 2004, ou de oficinas oferecidas em diversas universidades, nas quais são instrumentalizados para o uso do software ATLAS.ti. Apresentamos suas experiências reais, contextualizadas com os principais recursos disponibilizados pelo software e orientamos sobre a necessidade de capacitar os pesquisadores qualitativos para a realização de um consistente plano de análise de dados, que possa integrar as questões e subquestões de investigação propostas em sua pesquisa. Destacamos que a não definição de um plano influi na desistência de uso do software com muito mais frequência que possíveis barreiras tecnológicas. A partir da organização do plano, a aplicação das alternativas disponíveis pelo software é facilitada o que contribui para resultados mais significativos e consistentes na análise de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Vosgerau, D. S. R., Meyer, P., & Contreras, R. (2017). ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 909–935. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO10

Edição

Seção

Dossiê